Encceja 2017 vai utilizar questões de exames anteriores

Recentemente o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos o Encceja 2017, deverá contar com questões de edições passadas por conta de altos custos para a elaboração de novos bancos de itens. Saiba que para este ano, a verba é equivalente a R$ 91.911.110,57 para que seja possível realizar todas as modalidades.

Devido a grande demanda e valores que são gastos para realizar as provas, o Inep deverá começar a optar por mesclar questões inéditas com perguntas que foram aplicadas nas edições passadas. Desta forma, as provas não serão disponibilizadas para estudantes como ocorre com o Enem. A partir disto, os participantes não têm ideia do que poderão encontrar no Encceja 2017 e nem mesmo poderão estudar com base em anos anteriores.

Além disto, para o Inep, a ausência de provas para que os estudantes conheçam o seu formato, e ainda possam estudar para o Encceja 2017 não deverá comprometer o desempenho dos participantes, pois foi liberado recentemente um material gratuito e online para os estudos.

O retorno do Encceja

As certificações de ensino médio pelo Encceja foi devidamente interrompida entre os anos de 2009 e 2016, já que a obtenção de certificação passa a ser feita através das notas do Enem depois de sua reformulação por diversas áreas, bem como a divisão em dois dias e a ampliação do número de questões e de textos que foram utilizados.

Foi constatado pelo Inep que o exame serviria muito mais para ingressar no ensino superior do que para a avaliação do ensino médio, no caso do Enem, a partir disto, foi optado retornar para a certificação do Encceja.

O Encceja 2017 deverá ser realizado a partir da data de 19 de novembro, após o adiamento que for realizado pelo Inep por conta do atraso na licitação do exame. Com isto as provas serão realizadas em dois turnos, sempre baseados no horário de Brasília.

Pela Web

Sair da versão mobile