Cursos de medicina do Brasil ganham novas diretrizes curriculares

A partir desta segunda-feira, dia 23, entram em vigor as chamadas novas diretrizes dos cursos de medicina, já que neste mesmo dia a Resolução 3/2014 foi publicada no Diário Oficial da União. A partir deste momento, as escolas de medicina terão que readequar toda a sua grade com base nas novas diretrizes até o final do ano de 2018 para as turmas que já estão em andamento. Já para as novas turmas que estão começando a partir do segundo semestre de 2014 o prazo será apenas de um ano.

As diretrizes trazem uma série de mudanças em relação ao que era orientado para constar nas grades dos cursos de medicina até o momento. Um dos pontos mais impactantes será o estágio obrigatório no SUS que todos os estudantes de medicina terão que fazer durante o seu tempo na faculdade.

Uma outra novidade é que os estudantes de medicina passarão por uma avaliação, comandada pelo Governo, a cada dois anos, sendo que esta nota fará parte do processo de classificação para os exames dos programas de residência médica. A prova ficará a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, mesma instituição responsável pela criação e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Um ponto que acabou não sendo alterado nesta mudança de diretriz era com relação ao tempo da faculdade. Alguns especialistas defendiam que o Brasil poderia ampliar para 8 anos o tempo total da faculdade de medicina, aumentando o tempo de residência médica. Mas a proposta acabou não encontrando aprovação para esta resolução, e os cursos continuam com seis anos.

Novas vagas

As mudanças nas resoluções também fazem parte das propostas do Programa Mais Médicos, que também tem como principal objetivo não apenas qualificar todo o processo de formação dos médicos, mas principalmente aumentar a quantidade de profissionais formados no Brasil.

A Expectativa do Governo Federal é que sejam abertas até 2017 mais 3615 vagas nos cursos de medicina das Universidades Federais, além de mais de quase 8 mil novas vagas para os cursos de medicina das instituições privadas.

Pela Web

Sair da versão mobile