Cursinho gratuito da Univasf 2022 abre inscrições

Estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em participar do processo seletivo para o Cursinho Popular Paulo Freire (CPPF), uma iniciativa de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pelo cursinho, o prazo para inscrição é dia 10 de março.

As inscrições devem ser feitas através deste Formulário do Google.

O cursinho é destinado aos estudantes que possam ser considerados como de baixa renda e que estejam no terceiro ano do ensino médio ou que já tenham concluído esta etapa em escolas públicas. O foco do cursinho é preparar os estudantes para conseguir uma nota boa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que atualmente é a única forma de ingresso da Univasf.

No momento da inscrição, os candidatos deverão preencher todas as informações que estão sendo pedidas, além de escrever um texto de 750 caracteres que deve responder a seguinte pergunta: “Por que você quer estudar no CPPF?” A seleção será feita de acordo com a análise de critérios especificados em edital. Há critérios relacionados às notas escolares, assiduidade escolar, renda, bem como à produção textual.

Os candidatos vão concorrer a 50 vagas para as turmas que acontecem nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (NA). Metade das oportunidades são destinadas aos estudantes que estejam cursando o ensino médio em 2022. Já a outra metade é destinada aos estudantes que são considerados como egressos

Além destes critérios, os estudantes selecionados devem ter uma renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. A lista com os aprovados está prevista para ser liberada no dia 11 de março. Assim que divulgado o resultado, será enviado um e-mail com formulário de matrícula aos selecionados. A matrícula deve ser concluída ainda no mesmo dia.

As aulas estão previstas para começar no dia 12 de março.

Pela Web