Currículo do ensino médio público será flexível em São Paulo

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo vai implementar um currículo mais flexível para o ensino médio da rede pública a partir do próximo ano letivo. As modificações estão previstas em um projeto de lei que teve a sua publicação na última terça-feira, dia 4, no DiárIO Oficial do Estado.

Mas de acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, realmente esta será uma implantação que vai acontecer de forma gradual. A ideia é permitir que os alunos das escolas possam escolher as matérias que mais lhe agradam, permitindo assim montar um currículo mais personalizado, um modelo muito parecido com o adotado pelas escolas do ensino médio dos Estados Unidos.

De acordo com a proposta, a ideia é manter apenas o primeiro ano do currículo completamente fechado, que vai servir como base para que os alunos consigam realmente ter acesso a conteúdo considerados primordiais e também acabam se preparando para escolher aquelas matérias mais importantes para ele.

Votação e séries iniciais

Mas para ser implementado o projeto ainda precisa ser votado pelo Legislativo estadual. O documento também estabelece 23 metas para a educação em São Paulo, incluindo mudanças também no ensino superior e profissional, além de alinhamento à LDB (Lei de Diretrizes e Bases).

O projeto encaminhado também se preocupa com os ensinos iniciais. A ideia é realmente reforçar o ensino de matérias consideradas bases nos primeiros anos de escola das crianças, como português e matemática.

Pela Web