Confira o cronograma do Fies 2020/1

O Ministério da Educação divulgou nesta semana o cronograma completo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para as vagas que estão sendo abertas no 1º semestre de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, os interessados em conseguir um contrato de financiamento deverão realizar sua inscrição entre os dias 5 e 10 de fevereiro.

Confira as datas mais importantes divulgadas no cronograma do Fies 2020/1:

Diferentemente do que havia sido divulgado anteriormente, o Ministério da Educação informa que essas datas valem tanto para a modalidade Fies juro zero quanto para a modalidade P-Fies, cujos juros são definidos pelas instituições financeiras. O MEC havia informado anteriormente que a 2ª opção teria um cronograma de inscrições aberto, sendo possível se inscrever em qualquer momento do ano.

Agora, com as novas informações, as inscrições seguem da mesma forma como foi anteriormente. Os candidatos devem optar por uma das modalidades, sendo que a juro zero conta com vagas limitadas, enquanto que a 2ª opção pode ser acessada sem limites de vagas, cabendo as instituições financeiras decidirem quanto vão disponibilizar para essa linha de crédito.

Podem participar do Fies candidatos que tenham feito qualquer edição do Enem a partir do ano de 2010. Na prova escolhida os alunos devem ter obtido, pelo menos, média igual ou superior a 450 pontos. Além disso, os candidatos não podem ser zerado a prova de redação na edição escolhida para concorrer.

A modalidade Juros Zero (Fies Tradicional) tem como teto a renda máxima de três salários mínimos por pessoa. No P-Fies, com juros estabelecidos pelos bancos, o teto é de cinco salários mínimos por pessoa.

Como fica para 2020/2

A partir do 2º semestre e do próximo ano o MEC passa a adotar algumas mudanças para o Fies.  Os candidatos terão que obter nota mínima de 400 pontos na redação para concorrer. Já para a modalidade P-Fies os candidatos não precisarão mais ter feito o Enem obrigatoriamente.

Além disso, a seleção do P-Fies acontecerá de forma separada ao do Fies, com a possibilidade da assinatura de novos contratos em qualquer época do ano. Para essa modalidade também não será mais solicitado um limite de renda máxima familiar.

Pela Web