Colégios terão detector de metais em todos os banheiros durante ENEM

Na tentativa de combater as possíveis fraudes que poderão acontecer durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que haverá equipamentos detectores de metal em todos os banheiros das escolas onde as provas serão aplicadas.

De acordo com o Ministro, no passado foram detectadas diversas tentativas de utilização de aparelhos celulares e outros meios de comunicação nas idas aos banheiros dos alunos. Os detectores seriam muito importantes para tentar evitar este tipo de incidente.

Além desta medida, a organização desta edição da prova confirmou uma série de outras medidas de segurança. Uma das principais preocupações será com o celular dos estudantes, sendo que todos os participantes terão que deixar o aparelho dentro de um envelope, que será lacrado.

O celular só será devolvido para o aluno quando ele terminar a prova. O ministro afirmou também que se o aluno tentar utilizar o celular ou qualquer outro meio de comunicação durante a prova, terá o seu exame cancelado.

Uma outra mudança que os alunos devem prestar atenção. Este ano os portões das escolas serão fechados 30 minutos antes do começo das provas. Ou seja, a partir das 13h ninguém mais entra.

Preocupações antes da entrega das provas

Além das questões de segurança envolvendo os alunos que vão fazer a prova, existem diversas preocupações de segurança antes do caderno chegar nas mãos dos alunos. Uma das medidas adotadas para este ano será a utilização de lacres eletrônicos, que vão permitir identificar a hora e o dia que eles serão abertos.

As provas acontecem no próximo final de semana, nos dias 24 e 25 de outubro.

Pela Web