Alunos com boas notas na escola poderão ganhar um bônus no ENEM

Os alunos que conseguirem manter um bom desempenho as escolas, com médias altas relacionadas as notas obtidas, poderão ganhar mais um benefício: um bônus em pontuação na prova do ENEM. Este é um projeto que foi criado pelos próprios estudantes que participaram do programa Jovem Senador.

A projeto foi levado adiante internamente no Senado, e agora será avaliado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O grande objetivo é incentivar e ajudar os alunos que conseguem manter boas notas ao longo dos anos de estudo. O bônus poderia ser de até 15% para aqueles alunos que tiverem um desempenho igual ou superior a 70% nos três últimos anos de escola.

O relator da sugestão na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), acredita que este projeto pode acabar tornando o processo seletivo para universidades, especialmente as públicas, muito mais justo, pois vai beneficiar aqueles alunos que se dedicam o ensino médio inteiro, e não apenas que estudam no último ano para se preparar para as provas.

Projeto original

Este é um projeto que acabou sendo adaptado a partir da ideia original, que seria criar um fundo com 15% de todas as vagas nas universidades federais reservadas apenas para os alunos que conseguem tirar notas altas na escola. Mas o senador Buarque afirma que o governo não teria como controlar os critérios utilizados pela escola para dar notas altas aos seus estudantes, já que as instituições poderiam começar a promover este tipo de barganha para conseguir colocar mais alunos nas universidades federais.

Pela Web