Aluno cadeirante prova que foi “humilhado” durante prova do ENEM e Inep é condenado

Um estudante cadeirante que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio em 2011 na cidade de Passo Fundo, interior do estado do Rio Grande do Sul, venceu um processo no qual acusava o Inep de lhe ter causado humilhação. De acordo com a decisão publicada pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul, o Instituto responsável pela execução das provas terá que pagar uma indenização de R$ 10 mil.

De acordo com as informações que constam nos autos do processo, o estudante foi colocado para fazer a prova em uma sala de difícil acesso para cadeirantes. Para chegar até o local onde prestaria o exame, o estudante acabou tendo que ser carregado no colo por amigos.

O estudante acabou ainda urinado nas calças, pois a sua cadeira de rodas não conseguia entrar nos banheiros do local onde estava fazendo o exame. Todos estes motivos, que foram devidamente provados pelo estudante e por diversas testemunhas, causara “humilhação” ao candidato, de acordo com a decisão proferida pela própria justiça.

Esta decisão ainda não é definitiva, pois mesmo o Inep sendo condenado em duas instâncias, confirmou que ainda vai recorrer da decisão. O órgão afirma que todas as assistências foram prestadas ao estudante em questão.

Um dos fatos que pesaram na decisão de condenar o instituto responsável pelo ENEM no Brasil foi o fato do cartão de confirmação de inscrição do estudante ter a informação de que ele tinha necessidades especiais e de que precisava de uma sala de fácil acesso. Mesmo assim as informações acabaram sendo desprezadas pelo Inep no momento da decisão dos locais das provas.

Pela Web

Sair da versão mobile