Aluna teve matrícula cancelada na UERJ por suspeita de fraude

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro está investigando um possível esquema de fraude no sistema de cotas da instituição. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Universidade, e pelo menos 10 alunos estão sendo investigados, sendo que uma das estudantes que estão sendo investigadas teve a sua matrícula no curso de Administração cancelada.

A suspeita de fraude está relacionada as informações que são declaradas pelos estudantes e sua real aparência. A universidade acredita que estudantes que não teriam direito as cotas estariam fazendo falsas declarações para conseguir uma vaga na instituição.

Ministério Público

O problema está sendo apontado pelo Ministério Público desde o mês de março deste ano, quando pelo menos 41 alunos que conseguiram entrar na Universidade do Estado do Rio de Janeiro passaram a ser investigados por possíveis fraudes contra o sistema de cotas.

Alguns documentos da investigação acabaram vazando para a imprensa. Em alguns deles existiam as declarações prestadas pelo próprio aluno, dizendo serem negros ou indígenas, mas que na foto apareciam com cabelos e olhos claros. Na ocasião, o reitor da Universidade teria dado uma declaração afirmando que a Universidade não poderia fazer nada a respeito, uma vez que as definições de cor ou raça são feitas pelo próprio estudante.

Pela Web