Abertas inscrições para o Vestibular 2022/2 da IFRO

Estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em participar do processo seletivo Vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), destinado a preencher as vagas no 2º semestre de 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados devem se inscrever até o dia 9 de junho. Não será cobrada taxa para participação.

As inscrições podem ser feitas através deste site.

Serão oferecidas cerca de mil vagas para este processo seletivo. De todas as oportunidades, metade são destinadas aos alunos que fizeram o ensino médio na rede pública de ensino. Ainda dentro deste percentual existem reservas para candidatos cotistas por renda e por cor/etnia.

Grande parte das vagas são destinadas aos cursos que são oferecidos na modalidade EaD. Dentre as carreiras que são oferecidas estão Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, dentre outras opções que estão sendo disponibilizadas. Os cursos são oferecidos em polos espalhados pro 12 cidades de Rondônia, 9 da Paraíba, 2 de Minas Gerais e uma de Pernambuco.

Seleção

A seleção vai acontecer sem prova própria, apenas levando em consideração as notas obtidas pelos candidatos ao longo do seu Ensino Médio. As notas avaliadas serão aquelas obtidas entre o 1º e o 3º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia.

Para que a nota seja avaliada, os candidatos devem enviar, no momento da inscrição, as notas do Histórico Escolar, do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Provão.

A lista com os aprovados deve ser liberada no dia 13 de junho, de forma preliminar, e no dia 21 de junho como resultado definitivo.

Pela Web