Abertas inscrições para o Vestibular 2019/2 da UFU

Os estudantes que estão de olho nas vagas que serão abertas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para o segundo semestre de 2019 já podem se inscrever para o processo seletivo vestibular. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, os candidatos devem se inscrever até o dia 12 de março.

As inscrições devem ser feitas através do site da UFU.

Como pedir isenção?

Os interessados em participar deste processo seletivo devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 117. Mas os estudantes que desejam obter o benefício da isenção no pagamento da taxa de inscrição poderão se inscrever até o dia 5 de março. O benefício é destinado aos estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O resultado está previsto para sair no dia 8 de março.

Quantas vagas serão oferecidas pela UFU em 2019/2?

Seguindo as informações que constam no edital, no segundo semestre de 2019 os candidatos poderão concorrem a um total de 1.584 vagas nos campi em Uberlândia, Monte Carmelo, Patos de Minas e Ituiutaba. Metade das vagas é reservada para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escola pública, conforme determina a Lei de Cotas.

Como serão as provas?

As provas para o 2º semestre de 2019 estão marcadas para acontecer em duas etapas diferentes. A primeira delas será realizada nos dias 4 e 5 de maio. Os estudantes poderão escolher entre fazer as provas nas cidades de Goiânia ou de Ribeirão Preto. Já a segunda fase está agendada para acontecer entre os dias 8 e 9 de junho.

Cada uma das fases terá dois dias de duração. Na primeira fase os candidatos responderão a 60 questões de biologia, física, geografia, língua portuguesa, literatura e sociologia no primeiro dia e 50 questões de filosofia, história, língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês), matemática e química no segundo dia.

A segunda fase é destinada as questões discursivas, sendo 20 de biologia, física, geografia, história e língua estrangeira mais redação no primeiro dia e mais 24 questões de filosofia, língua portuguesa, literatura, matemática, química e sociologia.

Pela Web