Abertas inscrições para o SiSU 2020

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), edição 1º semestre de 2020. Os candidatos já podem acessar a plataforma desde a madrugada desta terça-feira, dia 21 de janeiro. Neste ano, devido aos problemas e erros do Exame Nacional do Ensino Médio, o prazo será maior do que os tradicionais três dias, terminando no domingo, 26 de janeiro.

As inscrições devem ser feitas através do site do SiSU 2020.

Serão aceitas somente as inscrições dos candidatos que tiverem realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) edição de 2019. O único critério que impede que os estudantes utilizem a sua nota neste processo seletivo é ter zerado a redação. Fora isso, podem se inscrever estudantes que tiveram qualquer nota, já que os critérios de corte são definidos em cada curso e por cada instituição.

Como se inscrever no SiSU 2020

Para se inscrever no SiSU, os candidatos devem acessar o site indicado acima. No momento da inscrição, será preciso informar o número da inscrição e a senha utilizada no ENEM. Depois é só seguir os seguintes passos:

1. Confirme todos os dados apresentados pela plataforma, alterando aqueles que achar necessário antes de seguir;
  2. Pesquise a opção para o primeiro curso, indicando cidade e instituição de ensino. Neste momento os candidatos podem se informar sobre a quantidade de vagas e também as modalidades de concorrência;
  3. Selecione a modalidade de concorrência desejada, lembrando de sempre verificar a lista de documentos necessária para cada opção;
  4. Repita os procedimentos acima para escolher a 2ª opção de curso;

Depois disso, basta ir acessando o sistema para acompanhar as informações referentes as notas de corte dos cursos escolhidos, que serão liberadas a partir do 2º dia de inscrições.

O resultado final deve ser confirmado pelo MEC no dia 28 de janeiro, e o processo de matrícula dos aprovados acontece entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Os candidatos deverão ficar atentos às informações divulgadas pelas instituições de ensino sobre os procedimentos internos adotados para confirmar a sua vaga.

Pela Web