Abertas inscrições para o Enem 2016

Os alunos interessados em participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016, já podem se inscrever. O prazo começou nesta segunda-feira dia, 9 de maio, e termina no próximo dia 20, com o sistema encerrando as inscrições as 23h59 este dia. As inscrições acontecem exclusivamente pelo site do ENEM.

Para participar, além de preencher corretamente todos os dados do cadastro, os estudantes também deverão realizar o pagamento do valor de R$ 68 como taxa de inscrição. De acordo com os dados que foram divulgados pelo Ministério da Educação, a expectativa é que 8 milhões de pessoas se inscrevam.

Como fazer a inscrição no Enem 2016?

Os estudantes devem acessar o site acima e fornecer alguns dados que são solicitados no processo de inscrição, começando pelo CPF do interessado. Além disso, também será necessário informar o número da carteira de identidade e um e-mail válido. Também será preciso criar uma senha de acesso.

O processo de inscrição também solicita algumas outras informações, tais como dados pessoais e também dados escolares. Durante esta etapa os alunos também devem escolher qual a língua estrangeira preferida para a prova, bem como se o participante precisa ou não de algum atendimento especial. Nesta etapa os alunos também devem indicar se precisam da nota do ENEM para certificação no Ensino Médio.

Como funciona a isenção no pagamento da taxa?

Todos os alunos que se declararem como estudantes de escola pública que estão concluindo o ensino médio neste ano de 2016 não precisam pagar a taxa de inscrição. Os candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular e que possuem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa poderão solicitar a gratuidade, mediante declaração de carência socioeconômica. O mesmo vale para estudantes com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou total de três salários mínimos.

Os alunos que conseguiram a isenção no ano de 2015 e que não compareceram na prova não podem mais solicitar a liberação do pagamento da taxa de inscrição no Enem.

Cartão de confirmação

O cartão de confirmação é o documento oficial que comprova a inscrição do participante no Enem. Este documento não está sendo enviado mais pelos correios, sendo encaminhados apenas pelo e-mail informado no momento da inscrição.

As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.

Pela Web