200 mil redações do Enem 2014 foram canceladas por fuga ao tema

Com a divulgação das notas oficiais individuais para os estudantes que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o MEC também divulgou algumas informações relacionadas ao desempenho dos alunos de um modo geral. E um número que acabou chamando bastante atenção foi a grande quantidade de redações que tiraram nota zero no processo seletivo: 529.374 ao todo.

Neste universo de redações canceladas, que acabaram consequentemente causando a desclassificação dos estudantes, mais de 200 mil textos acabaram sendo cancelados por fuga ao tema proposto. Esta teria sido a maior causa de notas zeradas nas redações da última edição do ENEM.

Além do fato dos estudantes não entenderem o tema proposto e acabarem escrevendo sobre algum outro assunto, muitos alunos também acabaram copiando o texto motivados que faz parte do tema da redação, o que também acabou acarretando no cancelamento destes textos.

Um outro problema muito recorrente nas redações que foram zeradas foi a quantidade insuficiente de linhas. De acordo com as instruções da prova, o estudante deveria escrever, no mínimo, sete linhas, para que a redação fosse avaliada pela banca.

Redações nota 1.000

O Ministério da Educação também divulgou a quantidade de alunos que conseguiram tirar a nota máxima na prova: apenas 250. Para conseguir este feito o aluno tinha que cumprir cinco competências dentro do seu texto de acordo com os critérios estabelecidos e com a avaliação do profissional.

A nota média da redação no ENEM 2014 ficou em 470,8 pontos, o que representa uma queda em comparação coma nota média do ENEM de 2013, que ficou em 521,2 pontos.

Pela Web