O que é a narrativa literária?

Na narrativa literária, o autor narra à história ou o enredo baseado em fatos reais ou fictícios. O escritor pode brincar com as palavras, usar de vários artifícios da métrica e da rima, buscar nas formas de linguagem um universo repleto de imaginação, despertando no leitor o interesse pelos acontecimentos narrados. O autor utiliza-se dos recursos de expressão e de todos os elementos da narrativa proporcionado horas prazerosas de uma boa leitura e entretenimento.

É essencial que na narrativa na tenha somente acontecimentos corriqueiros, mas também conflitos, tramas, aventuras, ação e muita ficção. Mas nem sempre a ficção é relatada, muitas vezes na narrativa o enredo é baseado em fatos reais, assim como as biografias.

O tema é o foco essencial da narrativa, ou seja, é o foco narrativo. Ele se apresenta desencadeando todos os acontecimentos, em que o leitor, com sua imaginação e lógica deve interpretá-los de forma a entender toda a trama e ação.

Na narrativa literária usamos os recursos de expressão como a narração, a dissertação, a descrição, o diálogo e o monólogo. O autor pode misturar todos esses recursos em uma única narrativa ou então parte deles.

Narrar é como lapidar uma pedra preciosa. Quanto mais se trabalha a linguagem, mais brilho e encanto você consegue retirar da obra de arte do autor.

Pela Web

Sair da versão mobile