A imigração Italiana no Brasil

Ao longo de nossa história, o Brasil recebeu vários imigrantes, dos mais diversos países como Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Japão. Cada imigrante nos influenciou com seus costumes, sua cultura, suas crenças e tradições que se misturaram com a cultura brasileira. Sendo assim, nossa cultura é uma mistura de todas essas raças e mais a influência dos seus primeiros habitantes, os indígenas e dos seus primeiros imigrantes, os africanos trazidos na época da escravidão. Você sabe o que é um imigrante? Vamos entender isso melhor!

O que é um imigrante?

O imigrante é uma pessoa que sai do lugar em que reside para viver em outra região de acordo sua vontade. O dia do imigrante é comemorado no dia 25 de junho.

Política imigratória no Brasil

Um fator foi fundamental para a decisão da política imigratória em nosso país: a questão racial. Os fazendeiros não queriam em suas terras o trabalho que era realizado pelos negros africanos e pelos indígenas. Como era preciso mão de obra para trabalhar em nossas terras, principalmente na lavoura, foi decisiva a vinda de imigrante para se estabelecer e trabalhar; ele deveria ser agricultor, ter sua família e ser branco. Portanto, a divisão de terras foi feita ao imigrante europeu.

O inicio da imigração italiana no nosso país foi por volta de 1870.  O grande apogeu da imigração italiana compreendeu o período entre 1880 a 1960. Eles se estabeleceram nas regiões sul e sudeste do país.

Motivos que incentivaram a imigração italiana

Os europeus tinham o sonho de serem proprietários de terras trabalhando e muito nas lavouras e viam o nosso país uma oportunidade de realização desse sonho.

Pela Web

Sair da versão mobile