Qual a função do IBGE?

Em diferentes épocas do ano é constante o surgimento da sigla IBGE nas reportagens sobre população, dados sobre a saúde e demais índices de desenvolvimento dos cidadãos brasileiros. Quem faz toda essa pesquisa, organização dos dados e análise é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE. Esse órgão específico da geografia foi criado para coletar dados e informações de diferentes realidades do território brasileiro.

A importância do IBGE é enorme, pois é com esse material coletado que se pensam as políticas públicas do país. Por meio dos estudos do IBGE também é possível entender como se dá o processo de mudanças geográficas e políticas que ocorrem na nação. Até mesmo as perspectivas da população são desvendadas a partir das entrevistas e censos realizadas pelo órgão.

Na página institucional do IBGE disponibilizada na web são apresentadas algumas das funções da instituição e as diferentes atividades realizadas pelo instituto. Confira abaixo!

Análise e levantamento de informações estatísticas (população, renda, emprego, dentre outros);

Produção e análises de mapas e outras especificidades geográficas;

Disponibilização de dados relativos ao meio ambiente brasileiro;

Arquivamento e divulgação de diversos dados sobre a população do país;

Coordenação da produção de gráficos, dados e mapas sobre o território brasileiro.

Unidades do IBGE no Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas é um dos braços do Estado brasileiro e está oficialmente ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Para que as informações sejam coletadas e processadas em âmbito nacional o instituto também está presente nos 27 estados brasileiros, com suas unidades estaduais.

Em cada unidade existe um setor de documentação. Como o país é imenso, foram criadas até o momento 581 agências para coleta de dados municipais.

Na parte de geografia física o instituto mantém em funcionamento uma Reserva Ecológica chamada de Roncador. Ela fica localizada próximo a Brasília.

Quando o IBGE foi criado?

Desde que o Brasil vivia o seu momento político Imperial já funcionavam alguns órgãos governamentais para executar o levantamento de informações sobre o vasto território da nação.

Entretanto, o IBGE só foi fundado em 1936, quando o governo foi assumido por Getúlio Vargas. O governante criou o IBGE em substituição ao extinto Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

Censos realizados a cada 10 anos

Uma das importantes funções executadas pelo IBGE é o chamado Censo Demográfico. Essa grande pesquisa é realizada a cada dez anos em todos os municípios do país, tanto na área urbana quanto na área rural.

A grande e demorada pesquisa é executada por empregados pesquisadores que passam por todos os lares e áreas comerciais do país.

Nos questionários são apontadas perguntas para verificar a quantidade de indivíduos em cada região, suas características e modos de viver. A renda, os locais de nascimento, idade, religião, cor, tipo de moradia e diversas outras questões são respondidas pelo processo censitário.

No último Censo, realizado em 2010, mais de 190 mil recenseadores visitaram 67,6 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros.

Pela Web

Sair da versão mobile