O que são relevos?

Assim como o homem, todos os seres vivos do nosso planeta precisam de um lugar para viver. A superfície do planeta Terra é o lugar em que vivemos, plantamos, colhemos, trabalhamos e construímos nossas casas e demais obras.

Você já reparou que em muitos bairros e cidades, o relevo é diferente? Você já reparou que tem lugares que subimos, outros, descemos, uns são altos e outros, baixos?

O que é relevo?

Os relevos são elevações e formas da superfície. Eles sofrem transformações com o passar do tempo, portanto vamos conhecer as formas de relevo existentes!

Formas do relevo

Já mencionamos que o relevo apresenta várias formas e altitudes diferentes. A altitude é a forma de medir um ponto vertical de um ponto e deve ser medida a partir do nível do mar. As principais formas de relevo são: planaltos, planícies, montanhas, depressões e serras. Quem reside em São Paulo conhece o que é descer a serra do mar em sentido ao litoral, não é mesmo? Vamos entender melhor o que significa cada forma de relevo.

Pela Web