O Maranhão é o estado localizado na área do extremo oeste da Região Nordeste, fazendo limite com três estados brasileiros: Piauí (leste), Tocantins (sul e sudoeste) e Pará (oeste). Tem o Oceano Atlântico ao norte. Com extensão de 331 937,450 km², possui 217 municípios e ocupa a posição de segundo maior estado do Nordeste. No ranking nacional, ocupa a oitava colocação. Mais de 6.904.241 habitantes respondem por um produto interno bruto de quarto estado mais rico da federação. São Luís, a populosa capital, mas também tem também municípios importantes: Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia e Bacabal.

A área topográfica e altitude tem regularidade, com modesta observação do relevo, que fica superior a 90% da superfície inferior a 300 metros. Tocantins, Gurupi, Pindaré, Mearim, Parnaíba, Turiaçu e Itapecuru representam a riqueza hidrográfica, já que são os rios mais destacados por pertencerem às bacias hidrográficas do Parnaíba, do Atlântico Nordeste Ocidental e do Tocantins-Araguaia.

Na economia, o destaque vai para a indústria com destaque para a produção de alumínio e alumina, alimentícia, madeireira. No setor de serviços, o extrativismo vegetal em função do babaçu também é bem qualificado, assim como a agricultura a partir da produção de mandioca, arroz, milho e pecuária.

A população estimada em 2006 é de 6.184.538 habitantes.