Formas de Direção ao Longo da História

Você já ficou perdido? Sem saber para onde ir? Já observou as pessoas quando se perdem? É muito ruim, não é mesmo? Você fica sem direção, precisa se localizar, e nessa hora: por onde começar?

Portanto quando você quer ir ou chegar a algum lugar precisa saber:

Orientar-se é muito importante. Para tal e é preciso saber a direção em que está o lugar a ser localizado. Observe atentamente o local; os pontos de referência próximos são muito importantes, pois eles ajudam na localização.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, existem muitos meios de pesquisa para a localização de ruas, avenidas, lugares como exemplo: a Internet (Rede de Comunicação Mundial) em que temos acesso de navegação por vários meios de pesquisas e o GPS (sigla de Global Positioning System), em português, significa Sistema de Posicionamento Global.

Origem das Formas de Direção

Antigamente, uma das primeiras formas de orientação usada pelos viajantes e pelas pessoas era o céu. As estrelas formam padrões que chamamos de constelações. A constelação mais conhecida é a Cruzeiro do sul.  O sol é um instrumento fundamental e eficiente para a orientação.

Direções cardeais

Você já reparou que o sol nasce sempre do mesmo lado? O lado que o sol nasce pela manhã chama-se oriente (leste). O sol também se põe do mesmo lado. O lado onde o sol de põe chama-se de ocidente (Oeste).

Agora fique de frente para onde o sol nasce. Você está na posição leste. Atrás de você é o oeste, a sua esquerda estará o norte e a sua direita estará o sul.

Norte, sul, leste e oeste estes são os pontos cardeais que usamos para a localização.

Rosa dos ventos

A rosa dos ventos é um instrumento usado para a localização. É possível uma localização exata, pois possui a volta inteira do horizonte por meio dos seus pontos cardeais, os pontos intermediários (colaterais) e os pontos subcolaterais. Seu formato é de estrela e tem a finalidade única de facilitar a visualização nos mapas, nos aviões, nas embarcações antigas e atuais. Cada um dos seus quadrantes representa 90°considerando o norte como 0°, o leste 90°, o sul 180° e assim sucessivamente.

Os pontos cardeais são: norte, sul, leste e oeste. Os pontos colaterais ficam entre os pontos cardeais e são: nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste. Os pontos subcolaterais ficam entre os pontos colaterais e são:      

Bússola

A bússola é um instrumento de orientação que em seu mostrador há uma agulha ou ponteiro que sempre aponta para o norte. Dessa forma, sabemos onde fica o norte e podemos localizar os demais pontos cardeais. Sua criação foi um avanço para a orientação marítima e podia ser usado em dias nublados. 

Ainda bem que vivemos num tempo mais moderno!

Pela Web

Sair da versão mobile