Vale a pena ver se o aluno fez a lição de casa?

Para um professor, um dos momentos mais difíceis é justamente o dia seguinte à lição de casa que foi dada no dia anterior, pois é quando ele terá que verificar se os alunos realmente fizeram o que foi pedido.

Fazer a lição de casa é uma das coisas mais chatas para a maior parte dos alunos, especialmente para os mais jovens, que nos dias de hoje têm distrações de toda a ordem, como televisão, tablets, smartphones, vídeo games, redes sociais e muito mais.

Por isso, para um professor que deseja de verdade avaliar seus alunos em todos os sentidos, ter um olhar mais criterioso e mais rígido em relação à lição de casa pode ser algo fundamental para o sucesso do aprendizado deles.

Portanto, com base nisto, nas próximas linhas, nós vamos procurar mostrar se realmente vale a pena ver se o aluno fez ou não a lição de casa. Vamos descobrir se este tipo de estresse de fato pode fazer algum tipo de diferença dentro do processo como um todo.

Duas opções

Todo professor, quando passa a lição de casa para os seus alunos, pode ter diante de si nada menos do que duas opções: passar a lição de casa contando com ela para a avaliação geral dos alunos ou simplesmente passar e não ligar muito para se ela foi feita ou não.

Ambas as opções têm seu preço, já que para quem deseja verificar se o aluno fez a lição de fato, colocando este item como peça fundamental para a avaliação como um todo, haverá algum tipo de estresse, já que fazer este tipo de acompanhamento nem sempre é fácil e nem sempre traz resultados esperados.

Já para o professor que simplesmente passa a lição de casa como uma obrigação que não vale lá muita coisa e que não tem peso para a avaliação geral dos alunos, deve ter em mente que ninguém ou quase ninguém fará a lição e ainda terá que dormir com o peso na consciência de que não está fazendo uma avaliação que é verdadeiramente completa.

A cultura que se cria

Um professor que coloca a lição de casa como uma nota importante e de peso fundamental dentro do contexto da avaliação geral dos alunos tem a seu favor o fato de que, ao conduzir as coisas desta forma, será possível criar uma cultura junto aos alunos, que passarão a encarar a lição de casa como algo importante e que deve ser feito.

Pela Web