A tecnologia e o ensino nas escolas

A tecnologia está voltada para as mais diversas áreas: saúde, comunicação, telecomunicação, indústria, economia e educação. Com o avanço da tecnologia cada vez mais forte em nossas vidas e no mundo, a aprendizagem também sai ganhando, e muito!

Pesquisas demonstram que as pessoas estão atentas na utilização de dispositivos móveis modernos que minimizem tempo e facilitem o aprendizado, como livros digitais, aplicativos e cursos online. A tecnologia pode modificar o modo de como educar. Estudos revelam que os professores devem utilizá-la em sala de aula.

Podemos mencionar três razões importantes pelas quais os professores podem aproveitar a tecnologia em sala de aula:

Adequar os vários estilos de aprendizagem

Os estilos de aprendizagem são os visuais, auditivos, matemáticos, musicais, interpessoal, linguístico-verbal, intrapessoal e o físico.

Você já ouviu dizer que determinadas pessoas preferem estudar ouvindo música, outras preferem o silêncio, outras preferem estudar em grupo, outras preferem estudar sozinhas; umas possuem facilidade para decorar, outras preferem entender e interpretar o conteúdo. Cada qual ao seu modo se identifica com um estilo de aprendizado.

Como os estilos funcionam?

Aumentar a motivação e estímulo do aluno

Com os atributos tecnológicos a aprendizagem se torna mais prazerosa e interessante. Os recursos e materiais a serem utilizados pelos professores são: o computador, a internet e os softwares específicos voltados para a educação. No espaço virtual, temos que aprender uma linguagem visual, entender a busca de navegação e pesquisa, o acesso à informação e a interatividade.

Buscar novas técnicas

O professor deverá buscar novas técnicas, pois o ensino da tecnologia diferencia-se do tradicional. O papel do professor é fundamental, pois ele atuará como um orientador estimulando os alunos e orientando sobre os conteúdos, temas, locais de acesso, informações sobre a segurança da informação e todo o conteúdo programático que puder ser ensinado.

Pela Web

Sair da versão mobile