Por que o feijão nasce no algodão?

Quando criança, boa parte das crianças fez um experimento muito famoso em escolas que não necessita de nada além de um grão de feijão, algodão, um copo e um pouco de água por dia.

A germinação de feijão em algodão é uma forma simples e prática de ensinar as crianças a observar as fases de crescimento de uma planta. O feijão cresce muito rápido e de forma rasa, que então possibilita a observação completa de todas as fases de crescimento de uma semente.

Esse experimento pedagógico é usado em todo mundo por sua praticidade, facilidade e  quase nenhum risco, além de ser muito simples de ser fazer em praticamente qualquer residência ou escola, e poder ser feito em idades muito precoces, para começar a introduzir conceitos científicos no cotidiano da criança na escola.

Como é o experimento

Inicialmente, o ideal é fazer o experimento quando o clima está claro e tenha bastante sol. Para fazer esse experimento, será necessário utilizar:

1. -Um tufo de algodão.
  2. -Um copo de vidro ou plástico, de preferência fundo e transparente.
  3. -Alguns grãos de feijão de qualquer tipo (pode ser aqueles de supermercado mesmo).
  4. – Acesso a água limpa.

Para fazer o experimento simplesmente coloque um ou dois grãos de feijão dentro do algodão e coloque o algodão no copo. Coloque um pouco de água, mas não permita que a água passe do algodão ou as sementes.

Após isso, simplesmente deixe o experimento no sol o máximo de tempo possível. Em cerca de dois a três dias já será possível ver os grãos começarem a germinar, e em mais dois a três dias depois da germinação, o grão começará a ter diversas raízes que muito se assemelham a pequenos tentáculos saindo dele.

Em cerca de cinco dias a uma semana após esse ponto, o grão já terá desenvolvido complexas folhas e mais caules do grão principal, ou raiz principal, enquanto um caule mais grosso estará lentamente tentando subir cada vez mais alto, podendo até ultrapassar o copo.

Após isso é comum que  casca do feijão já tenha sido largada pela semente e que ele comece então a brotar.

Como ocorre todo o experimento

Inicialmente, o algodão tem como ponto principal, servir como somente uma base para que o feijão não fique submergido em excesso de água e acabe por não brotar por ter “afogado”.

O feijão precisa de luz para o seu crescimento e desenvolvimento, e com luz e suprimento de água ele já consegue iniciar facilmente todo o processo de florescimento, mesmo que não esteja na terra.

Funcionalidade do Experimento para todas as idades

Esse experimento é comumente relacionado a biologia, porém há diversas outras vertentes que se pode seguir com ele. Inicialmente explicar a necessidade das plantas e a transformação dos elementos a sua volta em energia pode introduzir seus alunos as aulas de química.

Até mesmo uma competição para ver qual planta atingiu a maior altura pode ser feita entre os diversos alunos da sala de aula.

Pela Web