Dicas para Montar uma boa aula no Power Point

O software PowerPoint é bastante famoso, e surgiu em setembro de 1987, desde então o sistema cada vez mais vem melhorando os recursos, e se permite inserir multimídias, entre eles vídeos, animações e áudios, entre uma série de outras coisas. Talvez seja o software mais popular para a utilização neste sentido no mundo.

Para que você possa arrasar nas suas apresentações de sala de aula, confira algumas dicas simples que poderão fazer toda a diferença e melhorar a sua apresentação de PowerPoint, tornando a mesma altamente eficiente e atraente.

Abuse do slide mestre

O slide mestre sempre deverá contar com uma coloração neutra e suave. Entre as melhores alternativas podemos citar o bege, além da coloração cinza claro, azul claro e o verde claro, as cores que inclusive descansam o olhar, e geram um bonito contraste para os textos em preto, e nas imagens coloridas.

Fundos de cor branca ou negro cansam a leitura, apesar disto, um fundo escuro pode ser uma boa pedida para um slide que se quer destacar e buscar mais atenção dos alunos. No slide mestre é interessante contar com um título ou um subtítulo, o que auxilia aos alunos mais distraídos a não perderem a atenção quanto ao tema que for apresentado.

Sobre o slide de abertura

Este deverá mostrar o título, e se for preciso, o subtítulo, que poderá ser interessante para a antecipação aos alunos do roteiro e conteúdo da apresentação, deve haver nesta parte uma imagem significativa para abertura.

O tamanho da apresentação também deve ser levado em conta, se a aula for de 35 minutos, uma boa apresentação deverá contar com 16 a 20 slides, que contem com a abertura e fechamento. Procure selecionar de forma criteriosa os textos e imagens que possam compor sua apresentação.

O conteúdo do slide também é muito importante, os textos extensos geralmente disputam a atenção dos alunos com o professor, e a partir disto, o olhar serve como um tipo de mecanismo sensorial bastante poderoso, do que o dos ouvidos. É algo impossível aos alunos ler um texto e prestar atenção as explicações.

Pela Web