Dicas para fazer debates produtivos em sala de aula

Para um professor moderno, muitos são os desafios dentro de uma sala de aula, já que muitas são as distrações tecnológicas que tiram a atenção dos alunos de modo quase que contínuo atualmente: celulares, tablets e outros dispositivos móveis, além das redes sociais e das tradicionais conversas paralelas.

No entanto, de todas as formas de fazer com que a sala preste mais atenção e participe mais das aulas, a mais utilizada ainda é o bom e velho debate de ideias, onde o professor lança um tema, e a sala começa a debatê-lo.

Todavia, algumas dicas são importantes para que esse debate em sala de aula seja realmente produtivo e útil para o aprendizado dos alunos, ajudando a desenvolver o respeito pelas opiniões diferentes e também a aumentar a capacidade de persuasão. Vamos ver quais são?

Um dos erros mais comuns cometidos por professores é tentar iniciar um debate em sala de aula sobre temas que não são adequados à realidade ou à idade dos alunos presentes na sala.

Portanto, a primeira coisa a fazer é observar o perfil dos alunos, para não correr o risco de iniciar um debate sobre a Revolução Francesa com crianças de 8 anos, pois isso será um desastre.

O professor deve sempre assumir o papel de mediador, e isso não significa se omitir completamente do tema que está sendo discutido, já que é extremamente importante que o professor faça uma digressão sobre o tema proposto, tanto antes, quanto depois do debate.

Mas o mais importante é que o professor conduza o debate de modo a não permitir exaltações de alunos, bem como omissões, que também são comuns em uma época onde a juventude anda tão desinteressada de tudo.

Esse é um dos pontos mais importantes para o sucesso de um debate em sala de aula, que poderá garantir que ele realmente seja muito produtivo, já que há temas que surgem a todo instante, e o ideal é não perder a oportunidade de explorar algo que está acontecendo neste momento.

Um bom exemplo disso é a Copa do Mundo FIFA, que está ocorrendo no Brasil, e que foi alvo de muitos debates e de muitos protestos por todo o Brasil, desde o ano passado até o presente momento.

Esse é um tema que pode ser explorado pelos professores em sala de aula, especialmente pelos professores de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, que podem trazer a discussão para o nível das ideias de modo muito mais prático e efetivo, trazendo reflexões importantes.

Pela Web