Dicas para ensinar aos alunos pensamento crítico

Para que se possa incentivar o pensamento crítico dos estudantes, é importante se tornar uma pessoa questionadora. Este é um processo que convencionalmente não ocorre de uma hora para a outra, por este motivo comece bem devagar, com perguntas que sejam encorajadoras.

É necessário mostrar os tipos de questão que possam surgir, mas com o tempo é necessário que se eleve o nível, isto poderá fazer com que os alunos reflitam sobre os temas.

Procure desenvolver o tema

Agora é a hora de apresentar uma questão bastante polêmica para que os alunos possam criar argumentos com base nisto. Nesta situação é necessário os ajudar a desenvolver o tema da melhor forma possível, identificando assim os termos que sejam ambíguos ou mesmo subjetivos e os tornar claros para os alunos. Esta questão agrega os alunos em torno de uma mesma ideia, e poderá promover a união.

Ofereça os recursos

Para que tenhamos uma discussão em sala de aula, é fundamental que se ofereçam os recursos necessários para que eles se preparem para discutir um tema. Mostre textos que eles possam se basear e indique livros e filmes que podem abordar assuntos neste sentido, e assim os coloque dentro de um contexto.

Procure sempre alinhar expectativas

Vale a pena também deixar que seus alunos saibam de forma clara o que você espera deles, e procure perguntar tudo o que eles querem de você. Ao alinhar expectativas fica mais fácil desenvolver o tema, já que ninguém irá dar voltas no assunto e nem mesmo sugerir discussões desnecessárias.

Pela Web