Como planejar as aulas para a escola?

Entre as etapas principais de todo projeto pedagógico, muito provavelmente, a principal seria o planejamento. Isso pode ser afirmado, uma vez que as metas educacionais funcionam em articulação às estratégias de ensino, e as duas, por fim, se ajustam às possibilidades reais do contexto de ensinagem.

De maneira geral, há três tipos de planejamento, no âmbito escolar. São eles:

Desse modo, o processo de planejamento escolar é feito mediante uma combinação de racionalização, organização e coordenação de todos os aspectos da atividade do professor, que é o agente articulador de todos os fatores que compõem a rotina da escola, ao mesmo tempo em que deve trazer o contexto do mundo externo, para a discussão no dia a dia.

É, sobretudo, um constante processo de reflexão, de construção e desconstrução, com forte autocrítica, para aperfeiçoar sempre o fazer em sala de aula. Exatamente para que o educador esteja livre no momento da aula, que se faz tão necessário haver um planejamento sério. Caso contrário, pode haver muita interferência e elementos estranhos ao processo de aula podem prevalecer – como indisciplina, dispersão etc.

Haja vista que a escola é a instituição, na qual, se constrói o conhecimento. Portanto, o ato da ensinagem, tão precioso, não pode estar à mercê de improviso. É importante ter objetivo, intenções e sistematizar o trabalho. Os ganhos serão imensos.

É importante ter a noção, também, de que o planejamento não é apenas a concretização dos desejos e orientações do professor. Na verdade, esse processo é muito mais coletivo do que se imagina, afinal, é necessário equalizar uma série de regras e estruturas, levando-se em conta os outros colegas e suas disciplinas, a coordenação, a direção, o corpo de funcionários e até mesmo os pais dos alunos. Apenas coletando informações de todos os lados, o planejamento ficará, de fato, apropriado ao trabalho em sala: simples, flexível e funcional.

O planejamento de uma aula, demanda, entre outros fatores:

É necessário que o educador tenha sempre em mente as seguintes questões, sobre o ato de ensinagem:

Com base em todos os argumentos apresentados até aqui, será necessário, então, definir quatro aspectos fundamentais:

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