5 tendências de avaliação escolar para os próximos anos

A avaliação sempre foi um tema bastante sensível dentro do mundo da educação de uma forma geral. Existem muitas correntes diversas que discutem sobre como as instituições de ensino devem aferir o conhecimento adquirido pelos alunos. Mais do que uma simples decisão da instituição, as avaliações devem estar sempre conectadas com as exigências da sociedade atual.

Confira algumas das principais tendências dentro do assunto avaliação:

Avaliação para o aprendizado

As escolas estão cada vez mais preocupadas com a forma como suas ações se conectam com o mundo fora do ambiente escolar. Por isso, as avaliações devem ser, cada vez mais, vistas como parte integrante da aprendizagem e do desenvolvimento doa aluno, e não algo que é sempre visto como um momento dissociado ao ensino.

Avaliação Formativa

Mesmo não sendo considerada uma novidade, a tendência é que ela ganhe mais espaço ao longo dos próximos anos. Ele permite que o educador acompanhe, de forma contínua, o progresso do estudante ao logo de todo o ano letivo. Também acaba permitindo eu os professores consigam identificar os níveis de compreensão.

Avaliações orientadas à prática

A ideia de que o conhecimento só tem valor quando ele é utilizado ganha cada vez mais espaço na comunidade escolar, bem como a de que conceitos que não aplicados acabam não trazendo resultados. Portanto, as avaliações também devem testar a forma como estes alunos conseguem aplicar o conhecimento na prática.

Inclusão e acessibilidade

É fundamental que, cada vez mais, as instituições de ensino pensem em formas de avaliação que sejam específica para os alunos que possuem características que os tornem diferentes dos demais, e que elas não sejam apenas uma adaptação. Mas é preciso que algumas adaptações sejam amplamente utilizadas, como contrastes de cores, transcrições, legendas, e a utilização de tecnologias.

Avaliações personalizadas

Partindo da ideia de que cada aluno tem sua própria forma de aprender, a tendencia é que as avaliações passem a tratar os alunos de uma forma mais personalizada e única, ao invés de passar uma régua como se todos tivessem a mesma medida.

Pela Web