Vantagens e Desvantagens das Escolas de Tempo Integral

As nações que são consideradas, pela opinião pública, como modelos de educação de qualidade, tais como: Coreia do Sul, Finlândia, Chile e Irlanda têm um ponto em comum: o sistema de ensino de turno integral. Isto é, os alunos ficam a maior parte do dia na escola, por quase 9 horas.

No Brasil, o máximo que os alunos ficam na escola é por um período de 5 horas a cada dia. Assim, a questão não é apenas em relação às diferenças de nível educacional das crianças e jovens brasileiros, mas de toda a estrutura de desenvolvimento do país, que, na esmagadora maioria dos casos, não provém estrutura suficiente para oferecer ensino desse tipo para seus alunos.

Entretanto, a realidade educacional, mesmo que em ritmo bem lento, começa a dar sinais de mudança, no Brasil e, desse modo, as escolas particulares, em grande parte, começam a oferecer a opção de um turno integral, no qual o estudante poderá desfrutar de uma série de atividades extracurriculares como esportes, danças, línguas estrangeiras, danças, teatro etc. Tudo isso servindo para completar a educação recebida em sala de aula, nas aulas tradicionais.

É fato que os pais que optam por tal tipo de ensino há, como motivo, o fato de trabalharem bastante e não poder deixar seus filhos com alguém. Nesse caso, o período de ensino integral vem como um enorme auxílio para a família que fica atribulada o dia todo.

Evidentemente, fazer a matrícula de filhos em escola de período integral apresenta tanto prós quanto contras. A seguir apresentaremos alguns dos principais, para que você possa tomar a melhor decisão sobre a educação de seu filho ou parente.

Vantagens das Escolas de Tempo Integral

Desvantagens das Escolas de Tempo Integral