Vantagens e desvantagens das escolas de tempo integral

Uma das questões mais polêmicas em relação à educação está no que se refere às escolas de tempo integral, que é um tema que divide opiniões, sendo que de um lado há um grande número de pessoas que defendem a sua implantação e do outro há outro grande número de pessoas que são contrárias a elas.

Portanto, vamos listar aqui algumas das principais vantagens e desvantagens levantadas e apontadas pelos dois lados desta polêmica disputa, para que você também possa tomar partido sobre o assunto. Vamos vê-las!

Vantagens das escolas de tempo integral

Para os defensores da escola em tempo integral, com ela há um ganho considerável no que diz respeito ao planejamento escolar, que passa a contar com mais tempo, além também das atividades extracurriculares, que ganham mais tempo também para serem realizadas, ampliando e melhorando a formação dos alunos.

Além disso, para alguns pais, a escola em tempo integral também é importante para reduzir o tempo que seus filhos passam diante da TV e também do computador, além do vídeo game, o que pode ser considerado bom para eles.

Portanto, para os defensores da escola em tempo integral, com ela o aluno tem um aprendizado mais completo e sem correria, já que os professores passam a ter mais tempo para não precisar ter de correr com o conteúdo no final do ano, como normalmente ocorre nas escolas tradicionais.

Desvantagens das escolas de tempo integral

Para muitos pais, no entanto, a escola em tempo integral acabará por diminuir ainda mais a participação efetiva dos pais na criação e na educação de seus filhos, o que, especialmente para pais que trabalham em meio período, pode ser considerado ruim.

E também, isso irá ocorrer, segundo os críticos da escola de tempo integral, por causa do maior tempo que seus filhos irão ficar no ambiente escolar, recebendo educação e formação dos professores, deixando os pais em segundo plano, o que não pode ser considerado positivo.

Há também, no caso do Brasil, o fato de que o país não possui escolas com boa estrutura para atender aos alunos em tempo integral, o que, para muitos especialistas pode significar um grande erro, já que estaríamos apenas ampliando o tempo de permanência dos alunos na escola, mas não estamos dando nada de novo para que eles aproveitem este maior tempo por lá.

A conformação atual da maior parte das escolas públicas brasileiras, especialmente, é deplorável, e mal consegue atender às necessidades básicas de uma realidade em meio período, que dirá em tempo integral.

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