Quando surgiu o Natal?

Quando se aproxima o mês de dezembro todos os anos as ruas começam a ganhar desenhos natalinos. Árvores de natal, luzes pisca-pisca, neve falsa e o Papai Noel são encontrados em todos os cantos da cidade.

Isso porque o Natal é uma das datas mais esperadas do mês. Nela as pessoas trocam presentes, fazem festas, preparam comidas especiais para a data e comemoram cada um a sua maneira.

Bom, todo mundo conhece o Natal. Mas você sabe como e quando ele surgiu? Caso não saiba, continue lendo. Vamos contar para você as origens de uma das datas mais especiais do ano. Confira.

História do Natal

Ao contrário do que muitos podem pensar, o Natal não é comemorado por todos. Isso porque a data é uma comemoração religiosa cristã.

Em seus primórdios era chamado de Natalis Invistis Solis e celebrava o nascimento do Deus Sol no solstício de inverno. Porém, no século 3 ela ganhou um novo significado dado pela Igreja Católica, que buscava catequizar os pagãos dominados pelo Império Romano.

Foi só aí que a celebração passou a comemorar e homenagear o nascimento de Jesus de Nazaré, que é o significado que conhecemos hoje. Segundo o que registros romanos apontam, o Natal como conhecemos hoje é comemorado desde 336 d.C. e foi comemorado no dia 7 de janeiro por um tempo.

Outros estudos mostram que dia 25 de dezembro não foi o dia real do nascimento de Jesus. A comemoração é realizada nessa data porque a Igreja achou que deveria cristianizar as festividades pagãs que eram celebradas no dia.

Foi assim que o Natal tomou o lugar do Natalis Invistis Solis, ou o nascimento do deus invencível. Apesar de suas origens não-bíblicas, o trabalho realizado pela Igreja Católica foi tão bem sucedido que hoje todos relacionam o Natal com a celebração do nascimento de Jesus.

Além disso, a comemoração até transcendeu seu caráter religioso e passou a ser uma época para reunir a família, celebrar a paz, a união, a solidariedade e também para presentear pessoas queridas e se reunir em torno de uma mesa com alguns dos pratos mais saborosos do ano.

Não é à toa que essa festa com mais de dois mil anos de idade se tornou tão querida no mundo todo. Afinal de contas, quem não gosta de boa comida, dias alegres e pessoas queridas reunidas para celebrar um momento especial juntos?

Pela Web

Sair da versão mobile