O que são alimentos reimosos?

carne_porco_remosoEm algumas situações específicas sempre ouvimos, especialmente de pessoas mais velhas e experientes, o quão devemos ficar alertas com os alimentos reimosos. Há momentos em que as pessoas apenas retiram o “i” e falam sobre a remosidade dos alimentos. “Menina, não come essa carne de porco, pois ela é remosa”.

O que querem dizer na verdade? Antes de qualquer coisa, vale lembrar que esse termo é uma estrutura linguística e, com base nisso, recai sobre as explicações da língua portuguesa. Mas, na prática os alimentos reimosos são assim chamados por terem uma elevada concentração de proteínas e gorduras animais. É o caso da carne de porco ou mesmo a carne de pato. Em termos de alimentos oriundos do fundo do mar, encontramos reimosidade nos camarões, caranguejos, ovos e moluscos. Já nas frutas, a concentração elevada será observada nas de modalidades cítricas. Mesmo não sendo constituídas por proteínas animais, algumas frutas acabam sendo consideradas como alimentos reimosos.

Alimentos reimosos causam alergia?

Já deu até pra ficarmos com um pouco de pena dos alimentos reimosos, não é verdade? Tamanha a má fama que impuseram aos coitados. Para completar o quadro e você entender um pouco mais, saiba que para algumas pessoas esse tipo de alimento pode desencadear reações alérgicas: coceira, diarréia ou mesmo uma intoxicação grave. O que diz a ciência? Que não há comprovação técnica quanto a todo esse estrago dos alimentos reimosos.

No Brasil, o termo é usado em várias regiões e mais frequentemente nas cidades do Nordeste. E quanto à etimologia da palavra? Como funciona? O termo reima existe a partir da variação do termo grego “reuma” que também deu origem à palavra reumatismo, doença que causa dores extremas nos músculos e pode afetar até mesmo as vísceras. Uma importante curiosidade é o fato de esse termo ter um caráter polissêmico. Como assim? Ao mesmo tempo em que o termo reimoso pode ser usado para representar esses alimentos, acaba também sendo utilizado para quando queremos nos referir a uma pessoa mal-humorada ou rabugenta. Nesse sentido, caso alguém se refira a você como uma criatura reimosa, saiba que não há aí uma referência às altas concentrações de gordura, mas sim à sua natureza delicada e difícil.

E vocês, o que acharam do termo? Deixem seus comentários e sugestões!

Pela Web