Horóscopos: devemos ou não acreditar neles?

Muitas pessoas nos dias de hoje simplesmente não sabem o que fazer de suas vidas, sentindo-se perdidas e sem grandes expectativas, especialmente porque adorariam saber um pouco mais sobre o futuro, sobre o que está por vir.

Por conta desta necessidade quase que genética que a maior parte das pessoas carrega consigo de tentar prever o futuro (algo que vem desde a Antiguidade), o fato é que muita gente se guia pelo famoso horóscopo de jornal (que hoje em dia está na internet e até mesmo no metrô).

Mas a grande pergunta que muita gente se faz, especialmente as pessoas que não acreditam muito na influência dos signos do zodíaco nas vidas das pessoas, é a seguinte: o horóscopo de fato funciona ou não?

Os 12 signos

A verdade é que antes de qualquer outra coisa, é importante ressaltar no que se pautam as previsões (ou pelo menos deveriam se pautar) do horóscopo que é oferecido às pessoas nas diferentes mídias.

O horóscopo é baseado nos 12 signos do zodíaco, que são os signos que estavam no céu exatamente quando cada um de nós nasceu e que, segundo os estudos da Astrologia, seriam responsáveis por definir boa parte da nossa personalidade.

Cada signo tem suas próprias características, e cada pessoa que nasce na Terra chega com um signo solar (o principal), mas com influências importantes de outras energias zodiacais (o ascendente e por aí vai).

O método que permite que seja feita uma verdadeira “fotografia” da personalidade da pessoa é o Mapa Astral, que deve ser feito por profissionais gabaritados nos estudos astrológicos, pois cálculos importantes são feitos, e um erro básico pode gerar um erro de interpretação.

No entanto, o Mapa Astral, assim como o próprio signo zodiacal em questão da pessoa não serve para fazer uma previsão, ele apenas ajuda a definir uma leitura sobre a personalidade da pessoa, dando sim uma ideia de como poderá ser sua vida em diversos campos (profissional, saúde, amor, família, amizades, estudos).

As previsões diárias, semanais, mensais ou anuais…

Pois o horóscopo que nós vemos no jornal e em outros lugares, com previsões diárias, semanais, mensais ou anuais, simplesmente é baseado (quando feito com seriedade), nas influências e nos movimentos dos astros que regem cada um dos signos durante o período.

Quando feitos com seriedade, a resposta à pergunta do título deste artigo é sim, pois há realmente um trabalho aprofundado por trás das previsões, e é possível entender que de fato há chances de que aquilo se torne realidade.

No entanto, infelizmente, na maior parte dos casos, o horóscopo que é publicado em jornais de bairro, ou em jornais de grande circulação, mas que são mais populares, não contam com o aval de um astrólogo profissional de verdade.

Eles são feitos aleatoriamente, com previsões sendo trocadas de modo arbitrário, mandando recados para as pessoas sem critério algum.

E é justamente por conta deste tipo de situação feita de má fé, que toda a ciência astrológica acaba sendo colocada em descrédito.

Pela Web

Sair da versão mobile