Conheça o dinossauro encontrado que parece uma estátua

Em sua maioria, quando os paleontólogos encontram fósseis de dinossauros eles acabam se deparando com ovos, fragmentos de ossos e esqueletos em sua maioria incompletos. Afinal de contas estes animais foram extintos há milhares de anos,  por isso é um tanto raro pensar que alguém possa encontrar algum em perfeitas condições, mas isto aconteceu.

A descoberta em 2011 no Canadá

A descoberta deste fóssil ocorreu no ano de 2011 em Alberta no Canadá, quando um operário de maquinário pesado no interior de uma mina começava a escavar um tipo de rocha estranha. Ele acabou dando uma olhada no material e desconfiou que talvez fosse algo importante, chamando assim seu supervisor.

Na verdade a rocha era um pequeno fragmento de pele fossilizada de um nodossauro, um dinossauro herbívoro que media em torno de 5 metros de comprimento, em torno de 1,7 metros de altura, e pesava mais de uma tonelada. O interessante é que este mineiro não encontrou apenas um fóssil por acaso, ele encontrou um animal de mais de 110 milhões de anos, entre os mais bem preservados já encontrados no mundo.

O que torna a descoberta tão incrível, é que é possível ainda distinguir suas feições e detalhes de sua couraça. Além disto, este espécime é incrível pois ele é o dinossauro deste tipo mais antigo já descoberto representando assim um novo gênero de nodossauro. Este animal foi analisado e foi possível encontrar minúsculos fragmentos de pigmento vermelho, o que auxilia os cientistas a reconstrução da sua coloração original, e restos de pele fossilizada que cobriam seu crânio.

Acredita-se que ele tenha morrido próximo de um rio, e depois de sua carcaça começar a inchar em decomposição, ela foi levada pela água até o oceano, onde o animal afundou e a fossilização se iniciou. O exemplar foi estudado por seis anos, e os cientistas levaram 7 mil horas para o reparar, e agora ele irá se transformar na verdadeira estrela de uma nova exibição do museu de Alberta no Canadá.

Pela Web

Sair da versão mobile