Como participar do SISU e do ProUni?

Dois programas importantes para melhorar os acessos às universidades brasileiras já estão consolidados dentro da realidade dos estudantes brasileiros. São eles o SISU e o ProUni.

Pois você conhece e sabe ao certo dizer o que é cada um desses dois programas criados pelo Ministério da Educação do Brasil para atender aos estudantes brasileiros? Portanto, vamos conhecê-los!

Como participar do SISU

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido pela sigla SISU, foi criado em 2009 pelo Ministério da Educação para facilitar as inscrições dos estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

Para participar do SISU, o estudante deverá participar o ENEM, para que após isso, possa utilizar o login e a senha, que foram fornecidos a ele no momento da inscrição para a prova.

O cadastro para participar do SISU poderá ser feito diretamente no site oficial do programa, onde bastará realizar a confirmação de dados, pesquisar os cursos desejados por cidade, e escolher duas opções, destacando a primeira opção.

Após fazer isso, o estudante já estará apto a participar do SISU, tendo que ficar atento à divulgação da nota de corte e a classificação parcial para os cursos registrados, pois desse modo saberá se conseguirá fazer uso do programa para ingressar na instituição desejada, ou não.

Como participar do ProUni

Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos, mais conhecido como ProUni, é um programa do Governo Federal do Brasil, que foi criado pelo então ministro da educação na época, Tarso Genro.

O objetivo principal do programa é conceder bolsas de estudo integrais ou parciais para estudantes de todo o Brasil, com o intuito de universalizar o ensino superior em todo o país.

As instituições que participam desse programa são todas elas particulares, oferecendo cursos de graduação e sequenciais de formação especifica.

A participação no ProUni 2014 poderá ser feita por estudantes que participaram do ENEM do ano anterior, conseguindo uma média igual ou superior a 450 pontos em todas as provas, e diferente de zero em redação.

Os estudantes deverão vir de escolas públicas, ou então de escolas particulares, desde que consigam comprovar que eram bolsistas nessas instituições.

Estudantes portadores de deficiência física e professores da rede pública de ensino também podem participar do ProUni.

Há também a necessidade, para os estudantes, de comprovar uma renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa para conquistar uma bolsa integral, ou de até três salários mínimos por pessoa para conseguir uma bolsa parcial de 50%.

Pela Web