25 anos do plano real: confira algumas curiosidades

A moeda utilizada nos dias de hoje pelos brasileiros está completando 25 anos de existência. Mas aqueles mais jovens talvez não consigam imaginar o que era a economia brasileira antes disso, com moedas que mudavam de tempos em tempos e um grande problema que precisava ser resolvido: a superinflação.

Confira algumas curiosidades sobre o plano real:

Poder de compra

Um dos grandes impactos que o plano real teve na economia brasileira, logo de imediato, foi o reestabelecimento do poder de compra das pessoas. Para se ter uma ideia, no ano de 1996, quando o plano real estava fazendo dois anos, o então presidente Fernando Henrique Cardoso fez questão de mostrar como o plano estava funcionando bem, comprando 8 pãezinhos e um cafezinho em uma padaria de Brasília. E ainda sobravam 10 centavos.

Dólar

Hoje pode parecer uma grande utopia, mas por alguns anos o valor do real acabou sendo igualado com o dólar em 1 = 1. Isso acabou gerando uma grande explosão de turismo dos brasileiros indo para os Estados Unidos. Em certa época, o real chegou a valer até mais do que o dólar, fazendo com que sacoleiros acostumados com o Paraguai mudassem o rumo para Miami.

Iogurte e frango

Dois produtos que se tornaram grandes propagandas do plano real foram o iogurte e o frango. Com a nova moeda, o consumo desse laticínio ficou bem mais acessível aos brasileiros. Tanto que a venda cresceu 86% em quatro anos de Plano Real, segundo um balanço do Ministério da Fazenda. Também era possível comprar um frango inteiro com apenas 1 real.

Cédula de R$ 1

A cédula de R$ 1 acabou também se tornando uma grande marca dessa nova fase, com o beija-flor na parte de trás. Mas posteriormente essa cédula acabou sendo retirada de circulação, sendo trocada por uma moeda do mesmo valor. Hoje em dia a cédula é até vendida por um preço considerável por colecionadores.

Pela Web

Sair da versão mobile