A escola é um ambiente onde passamos boa parte de nossas vidas, sendo que os valores e personalidade devem ser moldados ao longo dos anos. Tudo que aprendemos em casa com os pais deve ser aplicado no ambiente escolar para que todos harmonizem e consigam resultados ainda melhores.

Este é o primeiro lugar onde diversas pessoas de diferentes culturas e caráter devem tomar ações em conjunto para que atinjam um fim específico. Depois, no emprego isso acontece com mais frequência. Como, então, conseguir lidar com tantas pessoas tão distintas de você?

Melhor ainda: como utilizar esta interação para produzirem mais e conseguirem melhores resultados na escola? Os trabalhos em grupo acontecem com muita frequência, e é necessário que todos aprendam a lidar com o jeito do outro, pois ninguém é igual!

3 dicas para se sair bem em trabalhos em grupo

Trabalhos em Grupo

Quando os professores pedem para as pessoas se organizarem em grupos, logo começam a ser formadas as panelinhas. No entanto, quando estes dizem onde cada um vai ficar, então começam os problemas.

No nosso emprego, não poderemos escolher nossos amiguinhos para fazer os trabalhos juntos. É importante saber se relacionar com qualquer um, independente de quão difícil seja. Além disso, é necessário que a produtividade não seja afetada.

Confira algumas dicas para todos produzirem mais e atingirem um fim em comum!

1# – Ninguém manda em ninguém

O primeiro ponto a ser dito é que nenhuma pessoa no grupo é a chefe da outra. Não há razões para que sejam feitas ordens a outras pessoas! Em trabalhos de equipe, todas têm que entrar em um acordo, assim ninguém ficará bravo por não ter voz ativa.

Sempre há alguém querendo liderar, seja porque gosta ou é de sua natureza, mas isso é diferente de chefiar. Um líder organiza e se torna o elo entre as áreas produtivas, assim como, também bota a mão na massa, talvez até mais que os outros!

2# – Dividir tarefas de acordo com a capacidade

Se você pedir para um peixe escalar uma árvore, ele não conseguirá, por mais que um macaco o faça com facilidade. Em trabalhos em grupo, é necessário que cada tarefa esteja dividida entre as habilidades de cada um.

Todos sabem fazer algo melhor do que outra pessoa! Talvez alguém que não saiba a matéria do trabalho se dê melhor fazendo a parte teórica, porque tem uma caligrafia mais bonita, do que tentando decorar um texto para apresentar. É preciso achar o que de bom há na pessoa e utilizar com inteligência.

3# – Criar metas

Depois de o grupo ter escolhido o caminho que as ações vão tomar e de dividir o que cada um fará, é necessário ter um planejamento com metas para serem alcançadas em determinados períodos. Se o trabalho deve ser entregue dentro de uma semana, divida o que cada um deve fazer a cada 2 ou 3 dias. Desta forma, se alguém atrasar, os outros terão tempo de consertar o problema.

Outro ponto interessante é a motivação. Ao saber que estão no caminho certo, ficarão mais felizes e prontos para continuar trabalhando!