A importância da minhoca para o meio ambiente

Nós não damos a este animal o verdadeiro valor que ele merece: a minhoca. Muitos nem pensam nisso, mas a minhoca contribui e muito para o meio ambiente e para a nossa agricultura. Vamos relatar a sua importância para o meio ambiente, as características do animal, como se alimenta e o que reproduz.

Características da minhoca

As minhocas surgiram há mais de 500 milhões de anos em nosso planeta e chegam a ter mais de 5000 espécies em todo mundo.

Esse é um animal anelídeo, ou seja, apresenta o corpo alongado e segmentado. Essa segmentação é permitida devido à minhoca ser um animal invertebrado (não possui esqueleto – ossos em seu corpo) e possuir ao longo de seu corpo alguns anéis que facilitam a sua locomoção e o modo de como vive debaixo do solo. Esses anéis possuem músculos que facilitam a locomoção, por esse motivo a minhoca alonga certa parte do corpo, enquanto a outra parte do corpo, encurta. É bem engraçado de se ver! Como a natureza é sábia!

De acordo os especialistas, as minhocas vivem por até 16 anos e se reproduzem rapidamente; elas são seres hermafroditas, mas precisam de outro para a sua reprodução. Cerca de 16 milhões de ovos são colocados pela minhoca durante toda a sua vida, isso corresponde a 1 milhão de ovos por ano! Ela pode se reproduzir durante todo o ano e com apenas 90 dias de idade. As minhocas adoram o tempo úmido e quente e pertencem à família das sanguessugas, outro tipo de animal anelídeo.

As minhocas são animais detritívoros, ou seja, a sua alimentação é regrada de restos orgânicos de animais ou vegetais que são depositados na terra.

Função da minhoca no meio ambiente

Sabemos que a minhoca vive debaixo da terra e por esse motivo ela possui uma grande importância para o meio ambiente, contribuindo para a agricultura. Ela exerce funções importantes. Veja algumas abaixo!

Pela Web

Sair da versão mobile