Dietrich Buxtehude

Dietrich Buxtehude nasceu em Bad Oldesloe no ano de 1637. Foi um organista e compositor teuto-dinamarquês que marcou em demasia o período barroco das artes.
A cidade de Bad Oldesloe, naquele período, pertencia à Dinamarca que hoje é um espaço alemão. Nesse caso, Dietrich Buxtehude tinha ascendentes alemães e que já estavam ligados ao movimento do barroco. O pai, mestre de música e organista na escola da cidade local, decidiu se mudar para a Suécia, cidade de Hälsingburg. Nesse período, Buxtehude tinha apenas um ano de idade.

O pai acabou sendo o único professor de música de Buxtehude, mas este acabou ficando órfão no ano de 1674 quando já morava na cidade de Helsingor. Nesse mesmo local, passou a cursar a Lateinschule e substituiu o pai, como organista, na comunidade religiosa de Hälsingburg em 1658. Dois anos depois foi para Helsingor. Em seguida, mudou-se para Lübeck, na Alemanha. Ali chegou ao posto de Werkmeister (gerente geral) e organista da Marienkirche. Era abril de de 1668. Buxtehude tinha concorrido para um dos espaços mais disputados em todo o norte da Alemanha.

Em agosto de 1668 estabeleceu união com Anna Margarethe Tunder, herdeira de Franz Tunder, que o antecedeu nesta igreja. Naquele período, quem substituísse o organista também se casava com a filha do antecessor.

A crítica ressalta que a partir desse momento Buxtehude passou a ser consagrado, especialmente com a produção das quatro décadas seguintes. Até então, suas obras não eram conhecidas.

Visita de Johann Sebastian Bach

O prestígio foi chegando aos círculos de Buxtehude. Os saraus de final de tarde organizados pela igreja eram espaços em que o entretenimento se mesclava à qualidade da boa música. Buxtehude deu nova roupagem a tais eventos e ali lançou suas principais obras e cantatas. Ele misturava textos bíblicos, poesia secular e corais oriundo do Protestantismo. Outros gêneros musicais também passaram a ser compostos pelo promissor organista: canzonas, prelúdios, fugas, tocatas e prelúdios. Os concertos sacros também entusiasmavam as plateias.

Os compositores famosos daquele período queria conhecer o famoso organista e visitavam seus saraus. É o caso de Georg Friedrich Händel e Johann Mattheson.
Mas, de todos os admiradores, Johann Sebastian Bach acabou sendo um dos grandes presentes para Buxtehude. Em uma visita ao espaço do organista, Bach chegou a permanecer por quatro meses no local e não escondia a admiração pelo trabalho de Buxtehude. Mesmo tendo origem alemã e formatado sua carreira em tal solo, Buxtehude sempre se considerou dinamarquês. Ele morreu em Lübeck, no ano de 1707.

Pela Web