Obras e biografia de Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 1839, teve uma infância simples ao lado de seus pais, que eram pessoas humildes. Perdeu sua mãe cedo e não teve oportunidade de estudar em bons colegios. Foi para as escolas públicas e não frequentou a universidade, como gostaria.  Mas isso não o fez desistir do saber e do conhecimento.

Ele aprendeu vários idiomas, pois sempre foi um autodidata. Buscou sua ascensão na sociedade por meio de sua inteligência com seus folhetins e assumindo cargos públicos. Adquiriu o talento com as palavras desde cedo, se tornando um dos maiores escritores brasileiros, conceituados por escrever em vários gêneros da literatura, além de ser jornalista e crítico literário.

Publicou sua primeiras crônicas e poesias em jornais até atingir o seu esplendor com suas maravilhosas obras. Elas foram divididas em nove romances, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, mais de seiscentas crônicas e também escreveu peças teatrais. O apogeu logo chegaria, era apenas uma questão de tempo… Quando chegou, ele assumiu pela primeira vez a presidência da academia Brasileira de Letras.

Machado de Assis influenciou grandes nomes e talentos da literatura brasileira como Olavo Bilac e Lima Barreto, entre vários outros grandes escritores da época. Ele conquistou sua fama no Brasil  e no mundo. No Brasil, é conceituado como o idealizador de várias escolas literárias como o realismo mencionado e publicado na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”(1881), assim como o romantismo simbolizado nas obras “Ressurreição”, “A Mão e a Luva”, “Helena” e “Iaiá Garcia”.

Esse mestre das letras ainda recebe críticas e elogios em suas obras por estudiosos do mundo todo. Seu nome é aclamado e conceituado como um dos grandes gênios da literatura de todos os tempos ao lado de gênios como Camões, Shakespeare e Dante.

Machado de Assis retrata em suas obras a sociedade, as classes sociais, a escravidão, temas polêmicos envolto de uma burguesia preconceituosa e racista dos séculos XIX e XX. Machado de Assis faleceu em sua cidade natal, em 1908, mas permanece vivo em suas obras e em nossas mentes.

Todas as suas obras são preciosidades,  porém algumas marcam sua importância na literatura pela sua linguagem, pela audácia, pela inovação e pelo sacarmos como retratou na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

Obras do Machado de Assis

Pela Web