Que tal jogar punhobol na escola?

As aulas de educação física nem sempre atraem as atenções de todos os alunos, especialmente por normalmente focarem apenas em alguns esportes (futebol, vôlei ou basquete), deixando outras modalidades de lado, e também por ter exercícios que nem sempre são atraentes e divertidos.

Por este motivo, cada vez mais professores de educação física passam a buscar por alternativas para tentar tornar suas aulas mais divertidas e atraentes para todos os alunos, especialmente para os alunos que simplesmente não conseguem ver divertimento em jogos convencionais e em exercícios convencionais.

Portanto, neste artigo, nós vamos conhecer uma modalidade cujas origens remetem a tempos medievais, mas que é tão desconhecida da maior parte das pessoas que talvez seja encarada como uma novidade extravagante: o punhobol, uma modalidade que pode ser a alternativa para deixar as aulas de educação física mais alegres e produtivas.

Origens medievais

O punhobol, que também é conhecido em alguns países como faustebol, é um jogo que tem origens controversas e um tanto nebulosas, exatamente como o famoso e popular futebol.

Pesquisadores indicam que o punhobol tem origens nos jogos que eram praticados na região onde hoje fica a Itália, durante a Idade Média, onde era praticado pelas ruas das cidades da época por pessoas de todas as idades.

No entanto, como sempre ocorre com este tipo de esporte, o punhobol só foi conhecer algo próximo de uma regulamentação, com a criação de algumas regras, na Alemanha, durante o século XX.

Depois disto, o punhobol acabou por ser levado a países com presença de populações germânicas, como a Áustria e a Suíça, e para países que possuíam colônias de alemães, como o Brasil, por exemplo.

Por aqui, o punhobol é praticado nos estados do sul, onde há forte presença de descendentes de imigrantes alemães, com grande sucesso e aceitação por parte das pessoas, especialmente entre os mais jovens.

Como funciona?

O punhobol guarda algumas similaridades com o vôlei, especialmente por conta da presença de uma rede que divide a quadra, por ter sets e também pelo fato de que ele também se trata de um esporte coletivo.

No entanto, há regras distintas, já que a quadra é de grama, os movimentos permitidos só podem ser feitos com os punhos ou com o antebraço (com a mão aberta) e sempre depois de a bola quicar na quadra.

Também o saque é diferente, já que é feito a partir da linha central, de dentro da quadra e mais próximo da rede.

Pela Web