Dia de São Bartolomeu – 24 de agosto

Conforme as histórias que são contadas pela Igreja Católica, São Bartolomeu teria morrido com seu corpo completamente esfolado no dia 24 de agosto de 51 depois de Cristo, surgindo assim a partir da data da sua morte, a possibilidade de comemorar a data em homenagem ao santo.

Esta é uma data que é lembrada ainda como um dos maiores assassinatos de protestantes pelos católicos de toda a história. Foi no dia 24 de agosto de 1572 em Paris, que por ordem da realeza e do clero, milhares de protestantes foram mortos. Este foi um ato de violência que ficou devidamente conhecido como o Massacre da Noite de São Bartolomeu. Uma das histórias mais violentas do homem.

O Dia de São Bartolomeu é comemorado todos os anos em 24 de agosto.

Curiosidades sobre a data

São Bartolomeu foi um dos doze discípulos de Jesus Cristo, seu nome veio da língua aramaica e faz a devida referência para o nome de seu pai. Bartolomeu vem do nome “Bar Talmay” e significa “filho de Talmay”, o que é uma referência interessante.

Conforme as narrações bíblicas, não temos um enfoque de São Bartolomeu de forma especial, a não ser em uma passagem no Evangelho de João, as passagens bíblicas acabavam por se limitar a citar o seu nome entre os doze que foram escolhidos por Jesus. Ao que se sabe, porém, através dos evangelhos que Bartolomeu é o mesmo apóstolo Natanael, que é citado em diversos outros trechos evangélicos, e isto acaba ficando muito claro quando comparamos os evangelhos canônicos.

São Bartolomeu é considerado para os católicos como o padroeiro dos padeiros, alfaiates e sapateiros. Já na região nordeste do Brasil, se acredita que no dia de São Bartolomeu, o Diabo anda solto pela Terra, aprontando e fazendo diversas coisas más.

A partir de todo o sincretismo religioso, diversas figuras de santos católicos passam a representar os orixás, entre as doutrinas do candomblé e da umbanda. São Bartolomeu por sua vez é representado por um orixá que é chamado de Oxumaré, no candomblé.

Uma frase interessante de São Bartolomeu, que foi proferida por ele mesmo, e está em sua oração onde diz para que seus discípulos se inspirem em o imitar e em todas as suas ações. Derrame a vossa graça para que possamos servir e ver a Cristo nos outros, e trabalharmos para a vossa maior glória.

Pela Web

Sair da versão mobile