Colégio Web

Vestibular chegando e seu tempo está curto. Como se preparar eficientemente?

Publicidade

O final do ano é um período muito aguardado pelas pessoas. Para quem já está trabalhando, com segurança no emprego, os meses de novembro e dezembro são ótimos para fechar mais um ciclo e aproveitar as festividades ao lado da família. Para os estudantes de ensino fundamental, o final do ano significa mais um passo rumo à saída da escola, bem como o início das férias de 2 meses. Agora, para quem precisa se preparar para o vestibular, final de ano é sinônimo de nervosismo!

E quando dizem que o tempo passa rápido, não estão mentindo. Você se lembra de quando afirmou que estudaria bastante esse ano para chegar preparado para o ENEM e FUVEST? Pois é, já estamos na metade do ano, falta pouco para você começar a resolver estas provas. Muito provavelmente você está correndo contra o tempo para chegar sabendo o máximo possível e garantir uma boa nota.

No entanto, tenho uma péssima notícia para te dar: não há mais tempo para estudar tudo. Se você não conseguiu estudar até agora, é improvável que consiga tirar o atraso em questão de 4 meses. Por esta razão, é importante ter foco e seguir as dicas abaixo.

Como estudar para os vestibulares 2013

Vestibular chegando e seu tempo está curto. Como se preparar eficientemente

Comece separando as matérias que você sabe e não sabe. Coloque em ordem das que você sabe tudo até as que não têm a mínima ideia, e use-a como base para planejar seu estudo. Organização é fundamental para quem quer atingir algum objetivo, independente de qual seja. Logo, tente implementar os conselhos abaixo na sua rotina! Espero seu comentário dizendo se deu certo para você ou não.

Confira!

Torne-se mestre naquilo que já sabe

Pegue a primeira matéria da sua lista e destrinche-a. Você diz que sabe muito sobre ela, então é importante transformá-la em assuntos ainda menores para que você veja onde não sabe totalmente. A ideia é pegar estes segmentos e estudar ainda mais!

Por quê? Simples! Ao se tornar um profundo entendedor da disciplina, você terá mais chances de acertar, no mínimo, 90% dela. Esta segurança será importante para conseguir os chamados “pontos certos”, aqueles em que há certeza da resposta.

Aprenda o conceito do que não sabe

Uma informação é certa: todo vestibulando teve 3 anos (com professor) no ensino médio para entender determinada matéria. Em 4 meses (e sozinho) é muito mais difícil para que compreenda tudo. Há quem aconselhe a estudar com mais afinco aquilo que não sabe, mas eu discordo. No final das contas, terá sido perda de tempo! Perdeu tantas horas e entenderá o mínimo.

O conselho aqui é ter noção de tudo que abrange a matéria. Pegue o último item da sua lista, por exemplo, deduza em assuntos menores, o máximo que puder, e vá lendo a ideia de cada um deles. Veja a parte teórica de cada segmento, caso seja exatas, ou leia resumos para entender informações básicas, como período, objetivo, consequências e personagens participantes, por exemplo.

Ao se tornar mestre no que já sabe e entender um pouco do que não sabe, poderá ter muito mais chances de acertar diversas questões no vestibular. Caso você esteja no início do Ensino Médio, o ideal é entrar afundo em todas as disciplinas, pois ainda há tempo!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados