Considerada uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil, a Universidade Federal de Santa Catarina, mais conhecida pela sigla UFSC, é também uma das mais procuradas pelos estudantes na hora de se escolher uma boa universidade para estudar.

Portanto, uma das notícias mais aguardadas pelos estudantes foi confirmada na última semana, mais precisamente na última sexta-feira, dia 5 de setembro, quando a UFSC, por intermédio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), divulgou o edital para o seu processo de vestibular 2015.

UFSC Vestibular

O edital para o vestibular 2015 divulgado pela UFSC indica, entre outras coisas, a quantidade de vagas que serão oferecidas pela importante universidade pública, além das datas para as provas, o prazo para as inscrições e outras informações importantes.

O prazo para inscrições, por exemplo, será do próximo dia 16 de setembro até o dia 15 de outubro, sendo que estas inscrições só poderão ser realizadas diretamente no site oficial do concurso.

O edital também indica qual será o valor para a inscrição no vestibular 2015 da UFSC, sendo que este ano ele será de R$ 105,00, sendo que para os cursos de Licenciatura, além do curso de Pedagogia, o valor será menor, sendo de R$ 52,50.

Além disto, o edital também já orienta os alunos que desejam utilizar as notas do ENEM (edições de 2012, 2013 e 2014) deverão colocar esta opção no Requerimento de Inscrição.

Outra informação importante que consta neste edital do vestibular 2015 da UFSC dá conta da quantidade de vagas oferecidas pela instituição neste processo para o ano que vem.

Segundo o que consta no edital, neste ano, a UFSC irá oferecer nada menos do que 6.511 vagas, que serão distribuídas por 98 cursos, que também estão espalhados pelos 5 campi da universidade.

Os 5 campi estão localizados nas seguintes cidades: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. O que faz desta uma universidade com excelente alcance dentro do estado de Santa Catarina.

UFSC

Nesta edição do vestibular da UFSC, os estudantes irão se deparar com uma maior preocupação por parte da instituição para com as políticas de ações afirmativas, o que segue algumas resoluções da própria universidade.

Com isto, nada menos do que 37,5% das vagas de cada um dos cursos oferecidos pela instituição serão destinadas a candidatos que são oriundos do sistema público do ensino médio.

Além disto, também 10% das vagas de cada um dos cursos também serão destinadas a alunos que são autodeclarados negros e que tenham cursado o ensino médio de modo integral em escolas da rede pública.