Você sabe o que é Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma estrutura dirigida pelo Ministério da Educação (MEC), no qual as instituições públicas de ensino superior utilizam para proporcionar vagas aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entenda Como Funciona:

O processo de seleção do Sisu possui etapa única de inscrição.

Os participantes do Enem escolhem até duas opções de curso, podendo alterar no percurso das inscrições e devem decidir se desejam concorrer às vagas de grande concorrência ou designadas a políticas afirmativas.

Algumas instituições de ensino disponibilizam vagas reservadas, outras adotam bônus na nota do candidato. Ao concluir a inscrição, o sistema nomeia automaticamente os pretendentes mais bem qualificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e avaliações (pesos conferidos às notas ou bônus).

Alguns critérios são adotados na hora de avaliar. O Sisu calcula uma vez por dia e publica a “nota de corte”, que é a menor nota para ficar entre os selecionados, tendo como parâmetro o número de vagas e a quantidade de inscritos em cada curso.

A nota de corte servirá como referência para ajudar o candidato no momento do monitoramento de sua inscrição. No próprio sistema, será possível tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

É importante destacar que determinadas instituições adotam notas mínimas para inscrição em alguns cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for satisfatória para concorrer àquele curso, o sistema enviará uma notificação com esta informação.

Caso a nota do candidato permita sua aprovação nas duas opções de vagas selecionadas, ele será classificado apenas em sua primeira opção.

Serão feitas duas convocações consecutivas. Em cada uma, os candidatos elegidos têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando a ocupação da vaga.

Já prestou o Enem e quer saber como se inscrever? Acesse aqui: https://www.colegioweb.com.br/noticias/sisu/inscricoes-sisu-2012.html