Colégio Web

Símbolos Nacionais

Publicidade

Os símbolos nacionais foram definidos em 1º de setembro de 1971 pela Lei 5.700. Eles fazem parte da história do Brasil e cada um tem o seu significado para a nação, pois representa nosso país dentro e fora do território nacional, é como se fosse um cartão de visitas.

Muitos são usados em cerimônias, eventos oficiais, locais e em documentos de extrema importância.

Conheça os principais símbolos nacionais brasileiros:

Bandeira Nacional

A bandeira Nacional é um dos símbolos brasileiros mais conhecidos, pois é ela que representa nosso país. Foi fundada em 19 de novembro de 1889, depois de 4 (quarto) dias que aconteceu a Proclamação da República.

Ela nasceu de uma adaptação da Bandeira do Império Brasileiro. Onde era o escudo imperial português (dentro do losango amarelo) e foi trocado pelo circulo azul com estrelas na cor branca, onde representa o céu estrelado e 27 estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal e a frase ao centro “Ordem e Progresso”. E, o losango amarelo representa ouro, e o verde as matas e florestas.

Armas Nacionais

 O Brasão Nacional ou Armas Nacionais é um símbolo que no centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O símbolo cruzeiro do sul está no centro sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição “República Federativa do Brasil”.

 Em outra faixa, abaixo, apresenta-se “15 de novembro” (direita) e “de 1889” (esquerda). Este símbolo representa a glória, a honra e a nobreza do Brasil. Ele deve ser usado obrigatoriamente nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e em quartéis militares e policiais e em papéis oficiais como publicações, convites e etc.

Selo Nacional

O Selo Nacional é usado para autenticar documentos e atos do governo e também para autenticar outros tipos de documentos como diplomas e certificados. Seu símbolo (muito parecido com a bandeira nacional) é representado por uma esfera com as estrelas com a seguinte frase: República Federativa do Brasil.

Hino Nacional

O Hino Nacional Brasileiro foi escrito em 1831 por Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva. Antes, era chamado de Hino 7 de abril por causa da abdicação de D. Pedro I, depois Marcha Triunfal e hoje, Hino Nacional, que é tocado em eventos oficiais do governo, eventos esportivos e escolas.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados