O Prouni é o programa de universidade para todos que foi criado em 2004 pelo governo federal, e consiste em conseguir bolsas de estudo nas universidades privadas para alunos de baixa renda. Essas bolsas podem ser integrais ou parciais de até 50%.

Para que o estudante tenha 100% de bolsa sua renda familiar não poderá ser maior que dois salários mínimos, já para os estudantes para conseguirem 50% de bolsa, sua renda poderá ser de até três salários mínimos.

Os únicos alunos que tem direito a essa bolsa, são os alunos que estudam ou estudaram em escolas públicas, ou até mesmo em escolas particulares, porém com 100% de bolsa.

Os professores que lecionam na rede pública e tem a necessidade de fazer cursos de licenciatura ou curso de pedagogia, também poderão participar do programa do Prouni.
A seleção do Prouni é dividida em duas etapas:

– A primeira é a “escolha” do perfil socioeconômico do Enem;
– A segunda é pela própria instituição de ensino, que conseqüentemente deverá enviar os nomes dos escolhidos ao Ministério da Educação.

Como participar?

Para que tenha sucesso na inscrição, os interessados devem estar de acordo com alguns requisitos. Observe abaixo.
Ter completado o Ensino Médio em uma instituição da rede pública.
Ter estudado o Ensino Médio em uma escola da rede privada, mas com o uso de bolsa integral.
Ter completado o Ensino Médio na rede pública e na rede privada. Sendo que nesta última, acabou sendo bolsista integral.
Indivíduos com algum tipo de deficiência
Ser professores nas escolas públicas e, quando na docência, estar na educação básica. Também é preciso que se constitua de quadro pessoal que esteja em total período nas instituições públicas. Esses professores podem concorrer, de forma exclusiva, aos cursos de licenciatura.
A realização do Exame Nacional do Ensino Médio é o principal requisito para poder usar as vagas do Prouni. Esse exame é feito no ano anterior ao que será pleiteada a bolsa do Prouni. Também é necessário uma pontuação mínima nas provas do Enem: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.