Você passa longos anos estudando, passando por diversas fases de conhecimentos até chegar à fase mais esperada “A escolha da faculdade”, esse momento comprova que você já está maduro suficiente para assumir algumas responsabilidades como escolher um curso ou profissão.

Assumir maior responsabilidade faz muitas pessoas ficar de “cabelo em pé” no sentido de decidir qual área quer seguir?! Mas quer uma dica honesta? Mantenha a calma, o desespero não o ajudará em nada, pesquise e tenha cautela ao fazer a sua escolha, sem se precipitar, mesmo porque o vestibular deve ser levado a sério. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serve justamente para te auxiliar, ajudar a testar seus conhecimentos antes do temido vestibular.

Entenda a importância do ENEM

O Enem foi criado através dos conceitos presentes na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que conclui que o ensino médio no Brasil encerra a educação básica, e abre a porta para a educação superior.

O grande diferencial do exame do ENEM para os demais vestibulares está no método de avaliação que exige raciocínio. A prova que avalia o desempenho dos estudantes foi criada em 1998, com o objetivo de avaliar o Ensino Médio no país, e é considerada uma ferramenta importantíssima por calcular a aptidão e conhecimento dos estudantes, exigindo mais habilidades práticas de tudo que aprendeu, e menos memorização “decoreba”.

Com treze anos de existência completados em 2011, o exame é considerado a maior avaliação do gênero da América Latina e uma das maiores em todo mundo. Outro privilégio oferecido por este exame, no Brasil, é que mais de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) utilizam seus resultados como complementação de seus processos seletivos, em alguns casos até substituem o vestibular pelo ENEM, o que estimula e torna ainda mais interessante a participação dos estudantes.

A prova permite que o aluno perceba quais as áreas que mais precisa se dedicar. Ao fazer uma auto-avaliação de seu potencial, torna-se mais fácil definir qual área do mercado seguir em um futuro próximo.

Está preocupado com a divulgação do resultado final de sua avaliação?

Fique tranquilo(a). O MEC mantém sigilo absoluto a seus resultados individuais, o mesmo é encaminhado pelos Correios, ao endereço indicado na inscrição. Os possíveis usuários (universidades, cursos, empresas e outras instituições do mercado de trabalho) poderão ter acesso apenas mediante sua expressa autorização e consentimento.

Pintou interesse?

“Corre” para estudar, aqui no iPED https://www.iped.com.br/cursinho-pre-vestibular nós temos ótimos cursos preparatórios para o vestibular, com planos flexíveis que variam de acordo com as suas necessidades.

Procure se antenar quanto às datas de inscrições e datas das provas do Enem. E, claro estude muito, se esforce e fique atento(a) ao noticiário e aos temas da atualidade, pois o MEC cobrará conhecimento na avaliação. Acessando www.sitedoenem.org você encontra as principais informações sobre as datas, inscrições e edital.

A participação é livre (espontânea) e voltada para concluintes e àqueles que não tenham concluído o Ensino Médio, mas que sejam maiores de dezoito anos completos na primeira prova de cada edição do exame, como define o art. 5 da Portaria 807/2010 do Ministério da Educação.

Achou nossa matéria útil? Então, seja o primeiro a  curtir e/ou recomendar nossa página na rede social de sua preferência e fique sempre atento as nossas novidades.