O Exame Nacional do Ensino Médio – mais conhecido como ENEM – é, atualmente, uma das provas mais concorridas entre os estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio e que pretendem ingressar em boas faculdades federais e estaduais.ENEM

Mas por que o ano de 2016 será mais difícil conseguir uma vaga na faculdade dos sonhos ao prestar uma prova? A concorrência aumentou, mas, além disso, outros fatores levam a prova a bater o número recorde de inscritos no ano.

Os adultos que desejam estudar

Hoje em dia, é comum que muita gente mais velha esteja cursando a faculdade em seus 30 e até mesmo 40 anos. E por que não 50 em diante? O aumento da busca por estudo e instrução fez com que pessoas mais velhas buscassem o ENEM como alternativa para tentar uma boa faculdade sem precisar desembolsar muito dinheiro.

Com a perspectiva de vida cada vez aumentando, é normal que pessoas mais velhas queiram prestar um vestibular e entrar em uma faculdade. Outro caso muito comum é de adultos realizando o sonho de estudar o que realmente desejavam.

É por isso que, com o aumento da procura de faculdades por esses adultos, a concorrência sobe. O ENEM é a principal porta de entrada para a faculdade nos dias de hoje.

A crise agravada do país

Com a crise que assola o Brasil de maneira cada vez mais rígida, dando poucos períodos de trégua, a procura por ensino de qualidade sem custos aumenta proporcionalmente.

Antes, quem tinha condições de pagar uma faculdade para o filho, hoje pode ser que não tenha. Uma das alternativas para driblar esse problema é a realização do ENEM, que pode ser uma chance de entrar em uma faculdade federal ou estadual por um preço mais acessível.

O ENEM já não é mais só para as pessoas mais carentes realizarem o sonho de entrar em faculdade publica – hoje é procurado até mesmo por pessoas consideradas bem de vida para que seus filhos possam realmente adquirir um ensino de qualidade.

O ENEM é porta de entrada para programas do governo

Programas como o ProUni e o Fies utilizam o ENEM como base para admitir a entrada de alunos em seus currículos ou não. O ProUni é direcionado para pessoas de baixa renda, para que possam ter direito, também, ao ensino de qualidade.

ENEM

Já o FIES é um programa destinado aqueles que desejam obter ajuda do governo para financiar a faculdade paga, também utiliza os resultados do ENEM para ajudar a selecionar quem pode ou não ganhar o financiamento.

Esses dois casos também tornam a prova mais concorrida, pois cada ano aumenta mais o número de pessoas inscritas e interessadas nesses programas, fazendo com que o nível de dificuldade de prova também tenha que ser um pouco mais elevado.