Colégio Web

Passatempos e exercícios de lógica podem te ajudar a passar no vestibular

Cruzadinhas, caça-palavra, criptogramas, sudoku são exemplos de passatempos que estimular a memória e o raciocínio lógico. Confira!

Publicidade

Todos nós sabemos que a vida de um vestibulando não é nada fácil. Tem todo o estresse dos estudos e a pressão dos concorrentes e das famílias. Também sabemos que o período do vestibular é um período que exige máxima dedicação e foco do estudante para garantir a vaga naquela sonhada universidade.

No entanto, a vida não precisa ser baseada em técnicas de estudos tradicionais e tediosas que acabam com a motivação de qualquer um. Outras formas podem tornar o estudo divertido e dinâmico e ainda ajudar com o conhecimento dos conteúdos exigidos.

Passatempos são uma ótima opção para sair do tédio da carteira e aprender alguma coisa de maneira mais divertida. Vários passatempos são criados para desenvolver habilidades de um jeito mais leve e sem pressão.

Vários jogos são muito interessantes para esse tipo de finalidade.

Cruzadinhas, caça-palavra, criptogramas, sudoku são exemplos de passatempos que estimular a memória e o raciocínio lógico e ainda podem ter como temas assuntos tratados nas provas, como economia, aquecimento global, geografia, genética e muitos outros.

exercicios-de-logica

Além disso, há vários jogos online disponíveis que auxiliam na fixação de conhecimento de língua portuguesa, química, matemática, biologia, inglês e etc.

Selecionamos alguns jogos online para te ajudar a estudar com descontração

Little Alchemy

Esse jogo mistura química, física e conhecimentos gerais. Você começa o jogo com quatro elementos (água, fogo, terra e ar) e deve combiná-los formando novos produtos.

A pequena grande crise 2

Nesse jogo, você é o presidente da União Europeia e do Banco Central Europeu, e precisa salvar a economia. Muito bom para aprender sobre taxas de juros, utilização do dinheiro. Ainda tem uns pequenos vídeos que explicam a crise econômica na Europa

Livro e Game

O jogo é inspirado nos conflitos dos personagens dos livros clássicos da literatura brasileira, a maioria exigida nos vestibulares.

Chemical Sudoku

O sudoku tradicional já é ótimo para estimular o pensamento matemático e o raciocínio lógico. Agora, este aqui mistura química na brincadeira. No lugar nos números, entram os elementos químicos. Perfeito para aperfeiçoar seus conhecimentos em química.

Ludo Educativo

Lançado por professores da Unesp, o jogo de tabuleiro online testa habilidade em matemática, química, física e biologia com questões tiradas dos principais vestibulares do Brasil.

Aplicativos para ajudar nos estudos

A tecnologia deve ser usada ao nosso favor sempre que possível. E para estudar, ela é uma ótima ferramenta.

Várias empresas já desenvolveram aplicativos de dispositivos móveis que auxiliam a desenvolver habilidade e conhecimento, e aprimorar formas de organização e gerenciamento do tempo para estudar. É uma excelente opção para estudar em qualquer lugar e de forma divertida.

Lumosity: o aplicativo oferece um programa personalizado para treinar a memória e atenção através de diversas atividades. Disponível para IOS e Android

FitBrains: a ferramenta foi desenvolvida por neurocientistas e usa exercícios, jogos e treinamentos para estimular a capacidade de memória, foco e velocidade de resposta cerebral. Disponível para IOS e Android.

exercicios-de-logica

Memrise: esse aplicativo oferece cursos de idiomas e permite que o usuário crie cartões de aprendizagem para auxiliar no estudo. Disponível para IOS e Android.

Cola Matemática: esse aplicativo oferece uma série de resoluções de problemas matemáticos, inclusive de geometria. Ele traz a solução completa, assim você confere a sua resposta e acha o erro, se necessário. Disponível para IOS e Android.

Enigma Matemático: o jogo consiste em uma série de equações simples em que os números são, na verdade, palitos de fósforo. O desafio é mover os palitos para aposição certa para que a equação fique correta. Disponível somente para Android.

Outras formas para estudar com criatividade

Juntar os amigos e fazer desafios

Chame os amigos para trabalharem em cima de problemas matemáticos ou revisão de vocabulário. Montem times e cronometre o tempo levado para a resolução do exercício, o time que resolver primeiro, vence. Aí vocês podem combinar algum prêmio como forma de estimular o trabalho.

Vocês também podem montar quizes para responder, no melhor estilo daqueles programas de TV de pergunta e resposta. Socializar durante o período de estudo é uma ótima forma de tornar a aprendizagem mais divertida.

Use hashtags ao seu favor

Mais uma vez, a tecnologia vem para te auxiliar. O uso de hashtags vem sendo disseminado como forma de agrupar conteúdos parecidos em diversas redes sociais. Por que não as usar para fixar o conhecimento?

Use o Twitter, por exemplo, para controlar as fórmulas matemáticas que você aprendeu. Toda vez que você aprender uma fórmula nova, poste-a como um tweet e adicione uma hashtag própria que as outras pessoas não estejam usando, para facilitar na hora de procura-las.

Assim, você terá uma base de dados com as fórmulas que você precisa, conforme você aprende.

O instagram pode ser bem interessante para aprender vocabulário. Tire uma foto de algo relacionado com as palavras aprendidas e poste no instagram, usando uma hasgtags apropriada. Assim, você vai conseguir absorver os significados dessas palavras de um jeito mais fácil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados